Geral

Postos de combustíveis têm até amanhã para retirar o terceiro dígito após a vírgula

06/05/2022 - 10h29min

Atualizada em 06/05/2022 - 10h34min

A partir deste sábado, dia 7, o preço dos combustíveis nos postos voltará a ter apenas dois dígitos após a vírgula. A medida anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A resolução,  submetida a consulta e audiências públicas, vinha sendo discutida pela ANP desde 2018, durante a greve dos caminhoneiros. Na ocasião, a agência reguladora adotou um conjunto de medidas de flexibilização, excepcionais e temporárias, com o intuito de garantir o abastecimento, ameaçado pela paralisação da categoria.

Os preços por litro de todos os combustíveis automotivos vão passar a ser expressos pelos postos revendedores com apenas duas casas decimais, em vez das atuais três, tanto nos painéis de valores, quanto nas bombas medidoras.

Em nota, a ANP informou que o objetivo da mudança é deixar o preço dos combustíveis mais preciso e claro para o consumidor, alinhando esses valores à expressão numérica da moeda brasileira.

Além disso, a entidade ressaltou que será permitido manter o terceiro dígito  nas bombas, desde que seja zero e fique travado no momento do abastecimento. A agência entende que, dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos adicionais. Como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a percepção é que não haverá dúvidas da população e que o objetivo da regra, de dar clareza aos consumidores, estará sendo cumprido.

Segundo a ANP, a mudança não implicará em impactos no valor final dos combustíveis, uma vez que ela não trará custos relevantes aos revendedores, nem restrições aos preços praticados.

Por Agência Brasil
Sair da versão mobile