Destaques
“Poupar, aplicar, ser transparente e ter a humildade de trabalhar por todos”, diz a prefeita reeleita de Herval Mara Stoffel
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Reeleitos com um percentual histórico, Mara Stoffel (PDT) e Gilnei Capeletti (MDB) atribuem o resultado das urnas ao trabalho feito durante quatro anos frente à Administração com o empenho de toda sua equipe. A chapa fez 3.553 votos contra 894 de Sérginho Boufleur (PP) e Solanje Johann (PTB); uma diferença de 2.659 votos. A maior diferença num pleito até então havia sido em 1996, quando Juarez Brasiliense de Freitas fez 2.065 votos contra 1.654 de Vilma Bassegio, uma disparidade de 411 votos.
Mara conta que esse resultado evidencia o que foi construído na primeira gestão. “A gente faz um trabalho voltado para todos, não diferenciando por partidos ou eleitores”. Ela reconhece que a resposta nas urnas foi surpreendente, destacando que historicamente o Herval optava por “A ou B” e que, agora, está havendo uma visão diferente do conceito de política “que mostra que a gente está no caminho certo”.
A primeira prefeita do município e, agora, reeleita com uma vantagem nunca vista em Herval, destaca que receber 80% dos votos aumenta ainda mais a responsabilidade tanto para ela como para seu vice Gilnei. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento do povo e, ao mesmo tempo, sabemos do compromisso que nos cabe. A confiança do eleitor nos colocou à frente do município por mais quatro anos e isso, com certeza, aumenta a responsabilidade”.
Os quatro pilares
Mara diz que a partir de janeiro será dado continuidade ao trabalho da mesma forma como se iniciou há quatro anos, baseando-o sobre quatro pilares fundamentais que orientaram a Administração na primeira gestão: “poupar, aplicar, ser transparente e ter a humildade de trabalhar por todos”.
A prefeita reeleita explica que foi feito um trabalho intenso na redução de gastos e que isso refletiu na aplicação em outras melhorias pelo município.
Maioria na Câmara
A coligação de Mara e Gilnei elegeu sete vereadores, diferente da eleição de 2016 quando ficou com a minoria na Câmara após Germano Seger, na época MDB, se aliar à oposição. “Eu e o Gilnei já fomos vereadores antes de executar e sabemos o quão importante é ter um Legislativo apoiador; o legislador tem seu compromisso com a população e da mesma forma eu e o Gilnei o temos e, nesse sentido, o bem comum deve prevalecer”, afirma Mara.
Ela destaca que administrar com sete vereadores será uma experiência nova. “Durante esses quatro anos fluiu bem mesmo tendo minoria, mas teve projetos que eu e o Gilnei considerávamos importantes e que nos foram negados”, explica. “Acredito que agora, nesses quatro anos, o olhar vai ser direcionado para o bem comum”.
Secretariado ainda não está definido
Mudanças podem acontecer no secretariado. A questão deverá ser discutida entre os partidos já na semana que vem e ainda não há uma definição se haverá ou não substituições. Mara afirma que as pessoas que lideraram as secretarias na primeira gestão foram escolhidas através do perfil técnico definindo-os como uma “equipe de excelência”.
Para ela, a decisão que for tomada precisa ter como base o entendimento que deve ser em benefício da população. “Eu tenho muito orgulho dessa equipe que temos hoje. Fazem um baita trabalho. Se a gente conseguiu essa votação nas urnas é porque esse pessoal abraçou a causa de Mara e Chilo e, para os próximos quatro anos ainda não está definido como será”.
O desafio da pandemia
Mara se mostra preocupada com o desgaste que a pandemia está gerando nos setores econômicos e a forma com que isso poderá afetar na arrecadação do município a partir do ano que vem, já que, nesse ano, o Governo Federal cobriu as perdas.
Mesmo assim ela se mantém confiante, afirmando que estão com um caixa positivo oriundo da economia feita nessa gestão. “Assim podemos entrar no ano mais seguros”. Mara ressalta que quando assumiram a Prefeitura em 2017 havia uma dívida deixada pelo governo anterior. “Agora em 2020 iremos encerrar o ano com um caixa muito positivo. Então vamos entrar em 2021 com uma situação mais amena porque temos essa reserva, mas, claro, vai ser desafiador”.
“Refletiu nas urnas o trabalho de Mara e Chilo junto com toda a equipe”
Gilnei se diz honrado e feliz pelo resultado. “Refletiu nas urnas o trabalho de Mara e Chilo junto com toda a equipe”, destacou, afirmando que não mediram esforços para atender a todos os hervalenses.
Ele, que foi vereador por dois mandatos, explica que a comunidade os cobrava muito por um atendimento mais igualitário. “Isso não vinha acontecendo. Eu era um dos críticos na Câmara cobrando por essa igualdade só que, na maioria das vezes, não era atendido”. O vice-prefeito reeleito destaca que essa foi uma das bandeiras defendidas na campanha em 2016. “Nas visitas como vereador eu era muito cobrado pelo atendimento nas Secretarias de Obras e Agricultura, que deixavam a desejar”.
Chilo explica que conseguiram reverter esse cenário e, que isso, deu um grande reflexo nas urnas. “Proporcionamos um atendimento igual para todo mundo, tanto nas Obras como na Agricultura e, claro, também nas outras secretarias. Mas as maiores críticas eram sobre as Obras e Agricultura e, hoje, a gente se sente feliz com a satisfação do nosso atendimento de ponta a ponta no município”.
Gilnei é, além de vice-prefeito, secretário de Obras. Ainda não sabe se permanecerá no cargo, mas diz que os desafios são grandes pois são mais de 600 quilômetros de estradas que precisam passar por manutenção constante. “Não decidimos se permanecerei nas Obras, mas com certeza estarei acompanhando, cobrando e fiscalizando para que tudo isso continue”.
Continuidade aos projetos
O vice-prefeito reitera que o foco a partir de agora é dar continuidade aos projetos, com atendimento para todos. “Uma das prioridades é dar andamento aos calçamentos, pois uma rua pavimentada não dá mais barro, poeira e não precisamos mais fazer a manutenção”, diz, explicando que há nove estradas que já estão na programação através da parceria público/privada. “Só não temos como dar prazo, pois é preciso terminar uma para começar a outra”, explica.
Gilnei afirma que também irão se dedicar em buscar recursos para mais obras e renovação da frota de alguns maquinários.
Asfalto até Gramado
Uma luta que, segundo Gilnei, deve continuar é o aguardado asfalto até Gramado. “Nessa semana conversei com o vice-prefeito reeleito de Morro Reuter e prefeito de Gramado, e eles também estão interessados nesse projeto, pois vai beneficiar a todos e, para nós, é fundamental”. Ele destaca que está se propondo, através da junção dos três municípios, mobilizar os deputados federais da região – independente de sigla partidária – para em conjunto conseguir concluir o trecho.