Conecte-se conosco

Geral

Prefeita Ester relata avanços em 100 dias de mandato

19/04/2021 - 00h43min

Prefeita Ester Dill Koch falou no projeto Os 100 Dias das Administrações Municipais (Crédito: Felipe Faleiro)

Chefe do Executivo concedeu entrevista ao Diário

 

Por Felipe Faleiro

 

Ivoti/São José do Hortêncio – A prefeita de Hortêncio, Ester Dill Koch, foi a quarta entrevistada pelo Diário, dentro do projeto Os 100 Dias das Administrações Municipais. Ester, chefe do Executivo em primeiro mandato, foi entrevistada na quinta-feira e comentou a respeito dos avanços neste período. Confira a entrevista completa no Facebook ODIARIONET.

 

Confira um trecho da entrevista

 

Diário: Como avaliar estes primeiros 100 dias?

Ester Koch: Este primeiro trimestre foi um pouco tenso, com dias desafiadores, acho que para todos os prefeitos, inclusive os de segundo mandato. Mas enxergo de forma positiva, apesar da pandemia foram dias de muito trabalho e ainda de muito resultado.

 

Diário: Como está o combate à pandemia em Hortêncio?

Ester Koch: Nos últimos 10 dias, diminuíram as consultas, testes, e uma queda em casos novos, bem como os ativos. Estamos com grandes perspectivas de que diminua a cada dia. Como a Saúde é um dos pilares fundamentais da nossa Administração, nos preocupamos muito, e investiu muito, para o enfrentamento desta pandemia. Ela já iniciou no ano passado, quando assumimos, percebemos que não havia nenhum espaço criado para estes atendimentos, casos suspeitos, testes, então corremos contra o tempo de implantar este setor, para evitar mais contaminações.

 

Diário: Hortêncio sempre foi um dos municípios com menos desigualdade social do País. Como trabalhar para manter isto?

Ester Koch: Depende do investimento disponível para se usar nos vários setores, distribuir isto de forma equilibrada, e toda a população tenha um atendimento de igualdade e qualidade. E investir da melhor forma possível o recurso público. Vejo isso como uma marca registrada do município, e foi uma das coisas que me deixou um pouco insegura, de enfrentar este desafio. Sou de uma área fora da parte financeira, mas o Maurício [Heck, vice-prefeito] veio a agregar neste sentido. São atitudes que precisam ser adotadas para aproveitar o melhor recurso disponível.

 

Diário: Quais os incentivos aos agricultores do município?

Ester Koch: A agricultura representa um papel fundamental na economia de Hortêncio, e de forma ainda mais ampla do que nós mesmos esperávamos. Justamente por isso, damos muita importância ao setor primário. Incrementamos um projeto que já existia, que é o dos bônus, relacionado à produção que os agricultores emitem em seus talões. Antes, o produtor recebia 60% para aquisição de insumos agrícolas. Quando assumimos, pensamos em algo para melhorar. Mantivemos o plano que havia, e modificamos para 100% da capacidade de uso, e incluímos a questão dos acessos às propriedades rurais. Transformamos ele em um cartão de benefício social, e ele vai poder usar o valor total para comprar no comércio conveniado do município.

 

Diário: As obras, como estão avançando nestes 100 dias?

Ester Koch: São contínuas, com melhorias nas estradas do interior, com pavimentação de ruas, algumas até que tivemos de dar uma atenção especial, como um asfalto que havia sido feito no ano passado, mas que, com a primeira enxurrada, não havia canaletas, drenagem de água, isto tudo fizemos, então é um setor que merece toda a atenção e todo o agradecimento, pelo envolvimento dos nossos funcionários, bem como todo o engajamento. Outras obras que já estavam encaminhadas pela Administração anterior, estamos respeitando o cronograma e as licitações.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.