Geral
Prefeitura de Dois Irmãos emite Nota de Pesar pelo falecimento do artista Peruano
Dois Irmãos – Na manhã desta segunda-feira, 15, aconteceu o sepultamento do artista José Higino Perea Pascual, o H. Perea, mais conhecido como “Peruano”. Para homenageá-lo, a prefeita Tânia da Silva e o vice-prefeito Jerri Meneghetti deixaram uma bandeira de Dois Irmãos sobre o caixão, cidade que escolheu para viver com sua família.
Bandidos desativam sistema de alarme para arrombar lojas de Dois Irmãos
Confira a Nota de pesar divulgada pela Prefeitura:
“NOTA DE PESAR:
Dois Irmãos e o mundo se despedem do artista peruano H. Perea
A Administração Municipal de Dois Irmãos manifesta pesar pelo falecimento do artista José Higino Perea Pascual, o H. Perea, que ocorreu no último domingo (14), em Dois Irmãos. H. Perea estava hospitalizado desde a última quarta-feira (10), no Hospital São José.
“Dois Irmãos perde um grande artista, apaixonado por Dois Irmãos, cidade onde escolheu para morar com a família e criou laços de amizade muito fortes com todos ao seu redor. Ele mesmo dizia que escolheu a cidade por ser um lugar acolhedor, organizada e uma comunidade ordeira. A lembrança de H. Perea, a felicidade e a alegria que ele nos trouxe, e sua arte, não terão fim. Nossos sentimentos a toda a família e legião de amigos”, lamenta a prefeita Tânia Terezinha da Silva.
A história desse artista, filho de um americano e de uma descendente da nobreza inca, começou na Cordilheira dos Andes. Mais precisamente em Cuzco, cidade situada 3.400 metros acima do nível do mar onde nasceu e aprendeu a amar a civilização e a arte de seus antepassados.
Desse cenário peruano saíram as cenas do cotidiano de Machu Picchu, os pastores de lhamas e as flores que habitam sua arte. Em viagens à Europa e aos Estados Unidos, entrou em contato com o conservadorismo e o academicismo. Da mistura desses elementos surgiu sua arte, que vai do nativismo peruano à pintura moderna abstrata. Os retratos são um traço característico de sua obra. Com talento e técnica retratou personalidades do cenário mundial.
Perea veio para o Brasil há 51 anos. Escolheu Dois Irmãos para instalar-se, onde cultivou hábitos dos antepassados, num esforço de preservação dos personagens e personagens da terra natal”.
Criminosos arrombam duas lojas e levam material escolar e calçados em Dois Irmãos