Destaques
Prefeitura de Estância envia nota sobre divulgação de variante Delta

Confira a nota oficial encaminhada pela secretaria municipal de Saúde:
“Secretaria de Saúde não foi notificada de exame que confirma paciente infectado pela variante Delta
O resultado positivo para a variante Delta do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, em um paciente de Estância Velha, noticiado pela Universidade Feevale em seu site, ainda não foi comunicado oficialmente à Secretaria de Saúde do município. A falta de notificação impede uma análise mais detalhada da situação, contudo, permite reforçar a necessidade de se manter os cuidados sanitários mínimos, como o uso da máscara de proteção facial, o distanciamento social e a constante higienização das mãos com álcool gel ou água e sabão.
A partir da publicação da notícia, a equipe da Vigilância em Saúde está mobilizada e busca explicações do Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale. Informalmente, a equipe do Laboratório revelou que o resultado positivo é proveniente de um paciente do sexo feminino, que realizou exames no município de Novo Hamburgo. A confirmação de que a paciente estava com Covid saiu dia 29 de julho, e a confirmação de que ela estava infectada pela variante Delta somente saiu hoje, dia 17 de agosto.
A confirmação da variante Delta em Estância Velha acende o sinal de alerta, mas o município vem tomando todas as medidas possíveis para conter o avanço da doença. De acordo com dados disponibilizados hoje pela Vigilância em Saúde, o município mantém, desde o início deste mês, uma média de apenas seis casos positivos de Covid por dia. Ainda, as internações de pacientes infectados pela Covid ou com suspeita da doença estão controladas. De 1º de julho a 17 de agosto, portanto, nos últimos 48 dias, somente nove pacientes foram internados na Ala Covid do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Hoje, são apenas três pacientes internados no hospital local e dois pacientes internados em UTIs fora do município.
A secretária de Saúde, Cláudia Pires, explica que o município não irá esperar a notificação oficial para agir. Antes mesmo de ter qualquer suspeita de casos da variante Delta, Estância Velha vinha se preparando para uma possível presença dela no município. “O corpo técnico do Hospital Getúlio Vargas e a equipe gestora da Saúde já haviam se reunido para pensar estratégias e revisar protocolos sanitários, especialmente devido ao grau de disseminação da variante Delta”, colocou. Além disso, o município mantém o plano de contingência com o Centro Covid aberto oito horas por dia e a realização de testes PCRs (padrão ouro, com a possibilidade de realizar 200 testes por semana.
“Também precisamos destacar a importância da vacinação. Quem ainda não fez a primeira dose, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde do município. E quem já está apto a receber a segunda dose, não deixe para amanhã para fazê-la”, colocou Cláudia”.