Geral

Prefeitura de Estância Velha inicia instalação de sete açudes

21/11/2023 - 19h00min

Atualizada em 21/11/2023 - 19h09min

Família Abreu ao lado do novo açude da propriedade. JUnto a eles, a extensionista rural da EMATER, Mariane Lopes (FOTO: Geison Concencia)

Estância Velha – A Prefeitura iniciou na semana passada a instalação de sete açudes em propriedades rurais. Com recursos oriundos do Governo do Estado (80%), por meio do Programa Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Social, a iniciativa tem 20% de contrapartida do Município. Os açudes beneficiarão sete propriedades rurais. O objetivo é a tirar a sede dos animais e irrigação de plantações, fortalecendo o setor da agricultura familiar.

Os produtores beneficiados atenderam os requisitos e foram selecionados através de edital público, e não terão nenhum custo com a instalação dos açudes. A execução das obras dos açudes levará aproximadamente um mês, ficando pronto para receber água da chuva e de vertentes. Conforme a Extensionista Rural da Emater, Mariane Mendes Lopes, todos os inscritos no edital foram contemplados.

Alegria dos primeiros beneficiados

Gilberto Etges e a esposa Andrea Ferraz estão inscritos no programa Avançar na Agricultura, desde fevereiro de 2022 e serão os primeiros contemplados em Estância Velha, com a instalação do açude. “É uma alegria muito grande a gente saber que não vai sofrer sem água para irrigar as nossas mudas, e ainda sem nenhum custo pra nós”, comemora Etges. O casal tem uma propriedade no bairro Campo Grande onde produzem mudas de acácia e eucalipto.

Outro casal beneficiado pelo projeto foi Neuri de Abreu (62) e Sônia de Abreu (57). A propriedade, que hoje produz banana, já tem dois açudes e recebeu mais um na terça-feira (21). A água saciará a sede do gado e a irrigação em tempos de seca.

Sônia comentou que durante os períodos de estiagem, as condições são severas e dificultam a criação de animais e de plantação. Com o açude, essas dificuldades serão superadas.

A água ajuda a manter a produção diária da propriedade, que hoje conta com mais de um hectare de terra destinado à plantação de banana. Eles atendem as escolas da cidade e, ainda, fazem os chips de banana, um dos carro-chefe da propriedade.

Extensionista rural da EMATER de Estância Velha, Mariane Lopes, ressalta a importância desse trabalho. Segundo ela, algumas famílias aguardam a instalação de açudes há seis anos e precisam de muita água para se manter durante a seca.

Sair da versão mobile