Geral

Prefeitura de Lindolfo Collor investirá em ensino voltado para o campo

21/12/2023 - 17h04min

Atualizada em 21/12/2023 - 17h07min

Projeto prevê bolsa no valor de R$ 800

Por Geison M. Concencia

Lindolfo Collor – A Prefeitura criou um incentivo para manter o jovem no campo e fomentar ainda mais o setor agrícola no Município. Através de uma bolsa-auxílio, alunos de Lindolfo Collor que cursam técnico de Agropecuária do Instituto Ivoti receberão incentivo de R$ 800 para custear seus estudos. O projeto foi enviado à Câmara de Vereadores, que votou favorável na última quarta-feira (20).

Em contrapartida, o beneficiado deverá prestar serviços à comunidade durante 30 dias, sendo 4 horas diárias, no período das férias finais do ano letivo. O local será determinado pelo município.

O objetivo central da concessão da bolsa-auxílio aos estudantes do Curso Técnico em
Agropecuária é incentivar o seu regresso ao meio rural, enfatizando a importância do seu envolvimento com a agricultura agroecológica e familiar.

Requisitos
Os interessados em participar desse projeto devem seguir os seguintes passos: apresentar comprovante de frequência escolar fornecido pela escola e comprovante de residência da família no município de Lindolfo Collor; comprovante do imposto sobre a propriedade territorial rural, ITR e/ou licença de ocupação ou permissão outorgada pelo INCRA e/ou contrato de arrendamento; é condição de recebimento do auxílio a frequência mínima; os alunos reprovados não poderão obter a bolsa de auxílio no ano seguinte; os candidatos e os respectivos responsáveis deverão apresentar Certidão Negativa de Débitos Municipais; em caso de desistência do curso, o beneficiado, ou o responsável, deverá restituir o correspondente ao valor integral concedido pelo Município; os alunos contemplados com a bolsa-auxílio receberão os benefícios a fundo perdido, devendo sempre que possível, desenvolver e/ou acompanhar programas e projetos desenvolvidos pelo Município, especialmente na área agropecuária; o pagamento da bolsa-auxílio será efetuado pelo Município, diretamente em conta bancária do Instituto Ivoti.

Serão renovadas as bolsas dos alunos matriculados durante os anos letivos de 2024, 2025, 2026. Além disso, o valor será reajustado anualmente pelo IPCA.

O projeto também avaliará outros requisitos para preenchimento de vaga: possuir Bloco de Produtor Rural cadastrado no Município de Lindolfo Collor, 7 pontos; declaração de Aptidão ao PRONAF, DAP, sete pontos; apresentar ficha de associado a Cooperativa Rural ou Associação Rural, 3 pontos; emissão de notas no Bloco de produtor Rural, modelo B no valor mínimo de 5 URM de VAF (ValorAdicionado Fiscal) positivo, 5 pontos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário