Geral

Prefeitura de Linha Nova lança projeto de energia solar em prédios públicos

12/10/2023 - 16h37min

Prefeitura pretende investir R$ 2 milhões com energia sustentável

Pauta tramita na Câmara e aguarda aprovação

Linha Nova – Os prédios públicos podem contar com energia renovável, através de placas de energia solar que devem ser instaladas. O projeto tramita na Câmara, porque o investimento será de R$ 2 milhões, via financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

As placas serão custeadas integralmente pela Prefeitura, que vê no projeto, uma importante ferramenta de desenvolvimento sustentável. Além trabalhar com a questão ambiental, os painéis devem reduzir as despesas com energia da administração.

Sobre a forma de financiamento, as parcelas do empréstimo será amortizada mediante economia com a conta de luz, como ocorre normalmente em um financiamento de placas solares.

No texto do projeto também consta que foram estudadas todas as formas de financiamento junto as instituições bancárias. A linha do BRDE mostrou-se mais vantajosa. O empréstimo terá juros de 10% ao ano, não estando sujeito a grandes oscilações.

Questionamentos

Na última sessão da Câmara, vereadores questionaram o forma de financiamento. Segundo eles, não seria necessário contrair dívidas, tendo dinheiro em caixa. A vereadora Beatriz Schmitt, comentou que não é contra o projeto, mas se preocupa com o endividamento. “Sempre há um risco de endividamento, e, por isso, não achamos conveniente e tampouco prudente o risco, apesar da justificativa apresentada. Preocupados com o erário e o futuro do município, analisamos a situação sob vários aspectos, e estamos de consciência tranquila com a tomada de decisão, temos como justificar nossa posição. No entanto, não vemos como explicaríamos o apoio a algo que consideramos insensato”, comentou a vereadora.

Sair da versão mobile