Geral
Prefeitura de Nova Petrópolis lança campanha para arrecadar cartelas vazias de medicamentos
Materiais recolhidos serão entregues ao projeto “Cartela do Bem” do Frei Jaime Bettega
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Começou nesta semana, em Nova Petrópolis, uma ação solidária permanente da Prefeitura para arrecadar cartelas vazias de medicamentos. Os materiais serão recolhidos em caixas disponibilizadas distribuídas em alguns locais públicos da cidade. O resultado dessa primeira coleta será entregue ao projeto “Cartela do Bem”, do Frei Jaime Bettega, durante o 5º Encontro de Mulheres, em 2 de março.
A iniciativa da campanha é da Secretaria de Saúde. O Frei Jaime Bettega será palestrante no principal evento do Mês da Mulher do município e o objetivo da ação é colaborar com o projeto que é desenvolvido pelo religioso e transforma os “blísteres” dos medicamentos em portas e rodapés feitos de PVC.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e Idosos, Liriane Kintschner, informa que a ideia inicial era realizar apenas uma ação durante o mês de março. Porém, a equipe que está à frente do 5º Encontro de Mulheres concluiu que esta ação deveria se tornar permanente, pois além de colaborar com um projeto social tão relevante quanto do Frei Jaime, também é uma prática ecológica que evita o descarte irregular do material que constitui as cartelas de medicamentos.
ONDE ENTREGAR AS CARTELAS – Quem quiser contribuir com a campanha “Cartela do Bem” poderá levar as doações até a sede da Secretaria de Saúde, onde está uma das caixas de coleta. Os postos de saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida Nova, os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) também estão recebendo os blísteres, assim como alguns supermercados da cidade.
“Cartela do Bem”
De acordo com relato do Frei Jaime Bettega, divulgado nas redes sociais, as cartelas vazias de medicamentos, também conhecidas como blísteres, são enviadas ao estado do Paraná, onde uma fábrica parceira transforma o material em portas e rodapés confeccionados em PVC. Esses materiais têm sido usados para apoiar entidades assistenciais, como o Recanto da Compaixão Frei Salvador de Caxias do Sul, que atende idosos em vulnerabilidade.