Geral
Prefeitura de Novo Hamburgo decreta situação de emergência na saúde
Após reunião da manhã desta sexta-feira, a Prefeitura de Novo Hamburgo decretou situação de emergência no atendimento hospitalar e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), devido à falta de repasses do Governo do Estado. A cidade aguarda o valor de R$ 9 milhões, segundo a prefeita Fátima Daudt. “Já pagamos esses aportes, mas o repasse ainda não veio. Nossa cidade se une a tantas outras, também com dificuldades financeiras e restringe serviços”, afirmou.
Segundo a chefe do executivo, consultas e cirurgias já agendadas estão mantidas, mas novos procedimentos serão avaliados a partir da necessidade de urgência e emergência. “Daremos preferência aos moradores da nossa cidade”, salienta Fátima, destacando que não há expectativa de mudança deste quadro. O Hospital Municipal de Novo Hamburgo, está com restrição no atendimento da Emergência desde esta segunda-feira, devido a super lotação.
Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde decretou alerta de restrição máxima, já que a casa de saúde atende o dobro da capacidade. Demais casos, até mesmo os de gravidade moderada, estão sendo encaminhados às UPAs Centro e Canudos ou para as UBSs. Com o alerta, foi solicitado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para que não enviem pacientes para a emergência do hospital. As visitas também estão restritas a um familiar por paciente.