Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Presidente Lucena trabalha para resolver antigo problema de abastecimento de água

31/01/2023 - 17h17min

Prefeito Nack mostrando a área onde será o poço (FOTO: Geison Machado Concencia)

Morro do Pedro

Executivo abriu processo de licitação

Presidente Lucena – Prefeitura abriu processo de licitação para contratar empresa responsável por obra do poço no Morro do Pedro. A localidade enfrenta um problema antigo de abastecimento de água. A área fica próxima a Picada Schneider e, devido a altitude, em dias de escassez de água ou algum problema na rede elétrica, moradores enfrentam alguns transtornos.

Atualmente, para bombear água para esse trecho, o poder público precisa de três motores para levar abastecimento para esse ponto do Município. Segundo o prefeito Gilmar Führ (Nack), isso gera dois problemas, pois os equipamentos precisam estar funcionando constantemente. Caso ocorra uma interrupção na luz, elas param de trabalhar e, ao mesmo tempo, deixam de levar água para a localidade. Nack ressalta que qualquer interrupção na rede, como a queda de alguma árvore nos fios e, consequentemente, a falta de luz, deixam os moradores daquele ponto suscetíveis ao desabastecimento.

Outro problema, apontado pelo prefeito, é que as máquinas que são responsáveis por essa vasão, consomem muita energia elétrica. Essa despesa será aliviada com a perfuração do poço.

O prefeito enfatizou que a obra terá um certo custo, mas, os benefícios para os moradores superam os gastos. “Será um investimento alto, porém vai solucionar o problema”, explica.

Local do poço

Um geólogo esteve no local e analisou o melhor ponto para perfuração. O estudo apontou uma área em frente a escola da comunidade. Segundo o Executivo, o poço terá uma profundidade de 450 a 500 metros de profundidade com oito tubos de oito polegadas.

Demanda da comunidade

Os moradores comentam que quando foi instalado água no Morro do Pedro, não tinha muitas famílias. Porém, com o passar dos anos, as moradias foram aumentando e o consumo, também. Desde esse período, perceberam as quedas de fornecimento.

No verão, a situação fica um pouco mais difícil. Segundo os residentes, as pessoas que têm chácaras aproveitam os finais de semana para passear na localidade, gerando mais consumo de água.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.