Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura prepara o 1º Fórum Municipal Estância Velha Cidade Sustentável

24/04/2026 - 09h52min

Foto: Robson Nunes

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), promove o 1º Fórum Municipal Estância Velha Cidade Sustentável. O evento ocorre no dia 7 de maio, no auditório da Exatus, no bairro União. Alinhado à ideia-força 5 do Movimento Estância 360º, o Fórum busca fortalecer a educação ambiental com foco na sustentabilidade. “Será um momento de trocas de experiências e todos os interessados podem participar”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Viviane Diogo.

Conforme Daniela Pellin, diretora executiva do Instituto Pró-Estância Velha (IPEV), este é um momento muito importante para a cidade. “É uma oportunidade para ouvir o projeto de uma cidade sustentável para agora e para o futuro”, aponta. Durante o encontro, serão apresentadas as diretrizes do Modelo Estratégico de Desenvolvimento Integral de Estância Velha, elaborado pelo Movimento Estância 360º. A programação visa oferecer conhecimento técnico para qualificar as ações e viabilizar a implementação das estratégias propostas. Além disso, o evento incentivará a troca de conhecimentos entre os participantes.

 

Inscrições:

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Link: Clic  Aqui

 

1º Fórum Municipal Estância Velha, Cidade Sustentável

Data: 7 de maio

Horário: 8 às 17h30

Local: Auditório do Müller Centro Empresarial

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, nº 170

 

PROGRAMAÇÃO:

8h00 – Credenciamento e Abertura Institucional

9h30 – Projeto Estratégico Estância 360°, Ideia-força 5 – Estância, Cidade Sustentável

10h00 – Educação Ambiental como ferramenta para o desenvolvimento e sensibilização da consciência ambiental e sentimento de pertencimento

10h20 – Intervalo

10h40 – Coletivo Educador: atuando na transformação socioambiental de um território

11h00 – Brincar na Natureza: qualificação de espaços para realização de atividades e a formação da consciência cidadã

11h20 – Dinâmica

12h20 – Intervalo para almoço

13h30 – Uso de tecnologias ambientais e inovação: soluções implementadas por empresas locais

14h40 – Programa de monitoramento da qualidade do Arroio Estância Velha

15h00 – Intervalo

15h20 – Corredores ecossistêmicos: importância para a construção de uma cidade sustentável

15h40 – Dinâmica

16h40 – Apresentação das conclusões

17h30 – Encerramento

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.