Geral
Presidente da Câmara exalta importância da Festa do Figo para o setor agrícola de Nova Petrópolis
Nova Petrópolis– Foi encerrada com pleno sucesso a 51ª edição da Festa do Figo de Nova Petrópolis, realizada no final de semana dos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na Sociedade Linha Brasil. O evento contou com várias atrações artísticas e culturais, além da comercialização de produtos produzidos por produtores da agricultura familiar e o almoço festivo realizado ainda no sábado ao meio dia, após a abertura oficial do evento.
A Câmara de Vereadores foi representada na abertura oficial do evento pelo presidente, Tarcísio Brescovit, e os vereadores Arthur Schumann-Tuli, Plínio Rodrigues, Inspetor Robison Reolon, Maicon Knaak, João Bombeiro e Marcos Narciso Junior. Completaram a comitiva legislativa os vereadores Jorge Lüdke e Oraci de Freitas.
A Festa do Figo integra oficialmente a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Em seu pronunciamento, Tarcísio Brescovit destacou a importância da celebração. O presidente do Legislativo ressaltou a consolidação do evento ao longo dos anos. Segundo ele, a Festa do Figo vai além do aspecto cultural. “A festividade expressa a força da agricultura e o espírito de cooperação da comunidade”, disse. Brescovit enfatizou a contribuição essencial da agricultura para a economia local e também destacou a exposição de produtos oriundos dos agricultores do município.
Celso Seefeld fala sobre a festa
O Presidente da Sociedade Linha Brasil e coordenador da Festa do Figo Celso Seefeld, ressaltou que o evento teve sucesso absoluto e superou todas as previsões mais otimistas. “Houve recorde de comercialização em todos os itens”, disse Seefeld. Foram comercializados cerca de três toneladas de figo, mais de 3.300 almoços, 4,6 mil litros de chopp e cerca de 1500 cucas artesanais produzidas nos fornos a lenha. “Quero agradecer a comunidade que participou da festa, aos poderes Executivo e Legislativo de Nova Petrópolis pelo apoio ao nosso evento, em especial ao vereador Oraci de Freitas que destinou recursos das Emendas Impositivas para realização da 51ª edição da Festa do Figo”, destacou Celso Seefeld.
A comunidade compareceu em grande número, prestigiando o início da programação. A Festa do Figo é reconhecida como um dos principais eventos do calendário local. A edição deste ano promete atrair centenas de visitantes durante os dias de realização. A programação foi elaborada para contemplar públicos de todas as idades. Entre os destaques estão a gastronomia típica e o tradicional chopp artesanal. As atrações artísticas e culturais também são marca registrada da festa.
Premiados
O 1º lugar na Classificação Geral dos expositores de figo foi Clari Marcon, por ocasião da 41º Festa do Figo, realizada na Linha Brasil. Na variedade Negrito, novamente Clari Marcon. Já nas variedades Pingo de Mel e Amarelo Grande o 1º lugar foi para Nilo Marcon. Na variedade Roxo de Valinhos em 1º ficou Omar Fritzen e na variedade Albicone quem sagrou-se em 1º foi Marina Marcon.
Outros
Demais produtos 1º lugar: Lauro Pottratz (Pêssego/Pêra/Ameixa); Antonio Nienow (Batata Doce); Aline R. Wiltgen (Batatinha/Abóbora); Adriana Jung (Berinjela); Eloir Fassbinder (Cebola); Nicolas Morschel (Morango); Flávio Pottratz (Feijão); Clóvis Hubner (Feijão Vagem); Juarez Schabarum (Maçã); André Dall Agnol (Milho Verde); Nilo Marcon (Moranga); Luiz Fernando Tomazi (Ovos); Ivo Arend (Chuchu); Tomas Schwartz (Pimentão); Tarcísio Zimmer (Tomate); Clarice Marcon (Tomate cereja); Marivane Fenner (Uva); Lauri Kempf (Repolho); Jocemir Boone (Pepino); Clóvis Hubner (Maxixe); Wilmar Zimmermann (Pitaya); Lauri Kempf (Limão); Nicole Oberher (Castanha Portuguesa); Hilário Fassbinder (Quiwi); Luciano Ribeiro (Beterraba); Geraldo Dall Agnol (Mandioca); Otávio Krauspenhar (Mel); Helga Drumm (Melão); Ari Arend (Abacate); Nilvo Wundrak (Ingá); Irineu Krueguer (Noz Pecan).

