Geral
Presos gravam vídeo de churrascada no presídio Central de Porto Alegre
Porto Alegre – Um vídeo de uma churrascada gravado dentro do presídio Central de Porto Alegre (Cadeia Pública) viralizou nesta segunda-feira. Nele, é possível ver presos assando churrasco de maneira improvisada, debaixo de lonas, em um dia chuvoso.
Mostra, ainda, detentos falando ao celular e outros “aclamando” a facção criminosa Bala na Cara, uma das mais violentas do Estado ao lado da facção Os Manos, que nasceu no Vale do Sinos.
Ao GaúchaZH, a Brigada Militar confirmou que o vídeo foi gravado no presídio. Disse, ainda, que a churrascada ocorreu no final de semana do dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia da Crianças. Além dos presos, familiares participaram da comemoração. Ao todo, 700 pessoas participaram da confraternização.
Conforme a reportagem de GaúchaZH, o tenente-coronel Carlos Magno da Silva Vieira, responsável pela administração do presídio, revelou que o churrasco ocorreu dentro do pavilhão F e que foram assados pelo menos 100 kg de carne.
O diretor do presídio destaca que a Lei de Execuções Penais permite a realização de churrascadas dentro da cadeia, inclusive, autoriza o empréstimo de churrasqueiras, espetos, facas e a compra de um quilo de carne por pessoa (incluindo presos e visitantes).
O que não pode, segundo o tenente-coronel, é o uso de celulares dentro da prisão. Isso, segundo ele, será objeto de investigação. Os presos flagrados transgredindo regras poderão ser penalizados.