Destaques
Previsão de perda na agricultura em função das chuvas na Região
Região – Setembro começou dando as caras no sábado, com chuva que se estendeu durante o dia inteiro, dando uma trégua no domingo. Porém, esse volume de água acumulado fez com que os arroios da região transbordassem, causando transtornos e prejuízos para as pessoas, principalmente para os agricultores.
Há uma previsão de perda na agricultura, devido à chuva frequente e umidade, principalmente nas folhosas (couves e alfaces, entre outras), segundo explicam os técnicos da Emater de Ivoti, Rodrigo Sasso Rodrigues, e Flávio Helder, de Presidente Lucena.
Em contatos com secretário de Agricultura de São José do Hortêncio, Breno Käfer, ninguém relatou estragos nas suas roças. O técnico da Emater de Hortêncio, Hector Eder, comenta que as plantas mais suscetíveis à umidade são as plantas relativas à olericultura, mas os cítricos e o moranguinho também sofrem com o clima úmido.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena, Gabriel Bervian, não recebeu comunicado de perda, mas diz que neste ano não plantou moranguinho, que sofre perda com esse clima atual. Rejani Klein, do Sindicato Rural de Hortêncio, comenta o assunto. “O que o pessoal se queixa é que não está conseguindo roçar ou arar a terra para plantar acácia, ou mesmo plantar milho, a chuva está atrapalhando”, concluiu.
Leia também:
A rotina de quem convive com as cheias em Lindolfo Collor