Geral
Estado tem alerta de temporal e vento de até 100 km/h
A terça-feira (12) tem aumento de nebulosidade e chuva em grande parte do Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados se concentram na metade norte do Estado, e não se descarta o potencial para temporais, especialmente no noroeste gaúcho. Cerca de 176 mil clientes seguem sem energia elétrica por causa da chuva que atingiu o RS na segunda-feira (11).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de volume de chuva entre 50 e 100 mm/dia, vento intenso (60-100 Km/h), e queda de granizo.
De acordo com a Somar Meteorologia, os termômetros devem registrar acentuado declínio das temperaturas ao longo do dia. Na Fronteira Oeste, a nebulosidade predomina, mas não há chances para pancadas de chuva. No litoral gaúcho, as rajadas de ventos devem ultrapassar os 70 km/h.
A chuva perde intensidade sobre o Estado na quarta-feira (13). Há chances de pancadas rápidas de chuva em todo o Litoral, Região Metropolitana, Serra e Norte. Em grande parte da metade oeste e fronteira sul do RS, a nebulosidade diminui, o tempo fica firme e o sol volta a predominar entre poucas nuvens devido a uma massa de ar mais seca. As temperaturas seguem amenas.