Geral
PRF apreende motocicleta com dispositivo que tornava placa rebatível

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na manhã deste domingo (1º), uma motocicleta equipada com um dispositivo que permitia a movimentação da placa, na BR-116, em Esteio (RS). O condutor foi abordado após os policiais visualizarem o veículo trafegando com a placa levantada, o que comprometia sua identificação.
A ação ocorreu durante fiscalização da Operação Rodovia. Os PRFs deram ordem de parada a uma Yamaha MT-07, emplacada em Canoas (RS), e constataram que a placa estava instalada de forma a se tornar rebatível por acionamento manual do condutor. O mecanismo permitia inclinar a placa para cima, dificultando sua leitura tanto por equipamentos de fiscalização eletrônica quanto por agentes de trânsito.
Além do dispositivo irregular, a motocicleta circulava sem as setas traseiras, item de segurança obrigatório. O condutor foi autuado por infração gravíssima por uso de equipamento proibido que compromete a visibilidade da placa, além da irregularidade relativa aos equipamentos obrigatórios. A motocicleta foi removida ao depósito.