Geral
PRF esclarece funcionamento da sinaleira na BR-116 em Nova Petrópolis
Operação causou reclamação dos motoristas no final de semana
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Após reclamação de usuários da via durante o início da operação no final de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu uma nota informando o funcionamento do Sistema Semáforico, como foi chamado pela entidade.
O sistema está desde sexta-feira (18) está dando condições para o fluxo de veículos 24h por dia. Das 7h às 17h30, além do semáforo, haverá um funcionário da empresa responsável pela obra para auxiliar na gestão do fluxo. Outro esclarecimento é sobre a demora para a travessia. A PRF diz que o tempo máximo de espera para cruzar o trecho é de 30 minutos.
Após a primeira semana da utilização do sistema semafórico, a empresa responsável verificará a possibilidade de modificar os tempos de espera nos finais de semana, em virtude do fluxo maior de veículos.
PODE MULTAR – Os dispositivos semafóricos estão conectados a câmeras de monitoramento que funcionam 24 horas por dia, para coibir que veículos avancem o sinal vermelho. A PRF está realizando fiscalizações no trecho, a fim de evitar o desrespeito à sinalização do semáforo, pois além do perigo de causar acidentes graves, o avanço do sinal vermelho no semáforo instalado no trecho gerará infração de trânsito gravíssima, punida com 7 pontos na habilitação e com o valor de R$ 293,47. A Polícia Rodoviária Federal reforça a necessidade de obediência ao sistema de semáforos para evitar acidentes.
Trecho precisará de obras em cinco pontos
A PRF informou que os semáforos têm quatro quilômetros de distância entre si, devido à necessidade de obras em cinco pontos diferentes. Nestes quatro quilômetros a circulação dos veículos ocorrerá em apenas uma pista. Após o fechamento do semáforo, os veículos levam em torno de 6 a 10 minutos para cruzar o trecho em obras.