Esporte
Primeira Divisão de Nova Petrópolis: como chegam os classificados para a segunda fase
Campanhas da primeira fase refletem na ordem dos próximos jogos eliminatórios
Por: Gian Wagner
Após sete rodadas, com jogos entre todos os times, está definida a classificação da primeira fase e também os confrontos das quartas de finais da Copa Nova Petrópolis de Futsal – Primeira Divisão, a Elite do futsal do município.
Com oito equipes, a divisão não terá rebaixamentos em 2022 para, em 2023, voltar a ter dez equipes, duas que ainda se classificarão neste ano, através da Segundona. Os times jogaram na busca de jogos teoricamente mais fáceis, já que o primeiro enfrenta o oitavo, o sétimo encara o segundo e assim sucessivamente. Porém, não está tudo perdido pois um jogo único vai definir eliminados e classificados no próximo sábado, 21, no ginásio Frederico Michaelsen.
Confira nesta matéria como foi a campanha dos sete primeiros jogos, os favoritos e as zebras do campeonato na primeira fase que fechou com 126 gols em 28 jogos.
A CAMPANHA NA PRIMEIRA FASE
Pouca Bola – 1º colocado
O Pouca Bola teve o aproveitamento de 90% na primeira fase, conquistando 19 dos 21 pontos disputados. Os dois pontos que faltaram para a campanha perfeita ficaram para trás no empate contra o Farrapos. A partida valeu pela sexta rodada e terminou em 2 a 2. O Pouca Bola marcou 23 gols, o segundo melhor número de gols marcados na competição. Foram apenas oito gols sofridos, deixando o time com saldo de 15 gols. Em disciplina o Pouca Bola também se destaca, com seis cartões amarelos e nenhum vermelho em sete jogos.
Barão Futsal – 2º colocado
O time que mais marcou gols, mas não conquistou todos os pontos possíveis e fechou a primeira fase com 16 dos 21 pontos, aproveitamento de 76% do campeonato. Além da derrota para o líder, ainda em abril, o time empatou com o Pro Pé na quinta rodada. Em números, o Barão se destaca com Valdair, artilheiro absoluto que sozinho marcou 15 dos 25 gols marcados pelo time, que foi quem mais marcou na copa. Com 10 gols sofridos, também tem 15 gols no saldo. Na disciplina o time deixa a desejar comparado ao líder, com 12 cartões amarelos e 5 vermelhos em sete partidas.
Propé – 3º colocado
Com 62% de aproveitamento o Propé conquistou o terceiro lugar da Copa. O time chegou a 13 pontos com 4 vitórias e um empate. Perdendo duas vezes, o Própé se manteve mais próximo dos números das demais equipes. Ao todo, foram 21 gols marcados e 18 sofridos, um saldo de três positivos. Em cartões, o Propé levou nove amarelos e cinco vermelhos, números próximos aos do vice-líder Barão.
Farrapos – 4º colocado
A média da competição ficou com o Farrapos que conseguiu 52% de aproveitamento no campeonato. O time venceu três partidas, das sete jogadas. Empatou duas e perdeu outras duas. Foram 13 gols marcados e 14 sofridos, saldando um negativo. A equipe levou uma média de dois cartões amarelos por partida (14 ao todo) e 10 cartões vermelhos na primeira fase.
River Plate Futsal – 5º colocado
O primeiro da “parte de baixo” da tabela, River Plate jogará contra o quarto colocado, Farrapos. Os times tiveram campanhas similares: O River Plate ganhou oito pontos, de duas vitórias e dois empates, porém, teve uma derrota a mais e ficou com 38% do aproveitamento da competição. Foram 10 gols marcados contra 15 sofridos, restando saldo de gols de cinco negativo. Dos 19 cartões, 14 foram amarelos e cinco vermelhos.
Marola – 6º colocado
Em sexto lugar ficou o Marola que teve o aproveitamento de 29%. O time que não saiu de quadra no empate venceu duas e perdeu cinco. Foram 11 gols marcados e 19 sofridos, resultando num saldo de -8. Foi o time que mais levou advertências, com 26 cartões: 11 amarelos e 15 vermelhos.
Falamansa – 7º colocado
O Falamansa ficou com a penúltima colocação da primeira fase. Foram apenas cinco pontos conquistados, dos 21 disputados. O time ganhou uma e empatou duas, perdendo as outras quatro. Com isso, o aproveitamento foi de 24%. Foram 12 gols marcados e 20 sofridos, restando -8 de saldo. Em cartões, foram 16: seis amarelos e 10 vermelhos. Somente o Falamansa e o Marola levaram mais cartões vermelhos que amarelos.
LDO – 8º colocado
A LDO fechou a última rodada conquistando seu primeiro e único ponto em sete jogos. Com o empate, o aproveitamento do time foi de meros 5%. Mesmo assim, o time poderá tirar a zebra do campeonato se vencer o Pouca Bola na partida de sábado e eliminar o então favorito na fase de mata-mata. Em cartões, foram 12: sete amarelos e cinco vermelhos.