Geral
Procedimento inédito: ivotiense fez neurocirurgia acordada em hospital de Canoas
Ivoti – A moradora Fabiane Backes, de 46 anos, foi a primeira paciente do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas a realizar uma neurocirurgia acordada e com monitorização da fala. O procedimento foi no final de junho e a ivotiense já está bem e continua sendo acompanhada pela equipe do hospital.
De acordo com o neurocirurgião Gabriel Frizon Greggianin, responsável pela cirurgia, Fabiane está falando normalmente e já realiza fisioterapias. O procedimento contou ainda com o auxílio do também neurocirurgião Diego Zambonin e da médica anestesista Priscila Estevam.
A irmã de Fabiane, Juliane Backes Hoff, destaca que a família ficou muito satisfeita com a cirurgia e que a irmã está se recuperando bem. Nos próximos dias, Fabiane começará o tratamento fonoaudiológico. “Ela está falando normalmente, já caminha praticamente sozinha. Só temos a elogiar e agradecer a toda a equipe do Graças”, completa Juliane.
A irmã relembra ainda que Fabiane realizou há mais de 20 anos uma outra cirurgia tradicional, com anestesia geral. Quando a família soube da reincidência do tumor no cérebro, buscou este método inovador de neurocirurgia junto ao hospital.
Método seguro e efetivo
De acordo com Greggianin, o método de operar com o paciente acordado é muito útil e ajuda a remover tumores cerebrais com mais segurança e efetividade, desde que cirurgiões e anestesistas sejam treinados. “Não é usada para todos os casos, são casos selecionados que se beneficiam”.
O médico ressalta que o paciente não sente dor, pois a analgesia é otimizada e o próprio cérebro não possui receptores de dor relevantes. “Conseguimos remover grande parte da lesão sem gerar sequelas graves e ficamos satisfeitos com o resultado”, complementa.