Destaques
Professora Dilma: “Ela é luz, ela é sol, e iluminou com seu conhecimento e amor todos que a conheceram”
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – A comunidade escolar se despede, nessa segunda-feira, 14, da professora Dilma Clara Pereira, que aos 55 anos morreu em decorrência das complicações do coronavírus. Ela deixa um legado de amor, profissionalismo e dedicação à educação, eternizando momentos com todos os que conviveu, e que jamais serão esquecidos. Deixa enlutados os filhos Pedro e Vinícius, o marido Jairo, demais familiares e uma legião de amigos e admiradores.
Lecionando desde a Educação Infantil ao Ensino Médio era amada por seus alunos, colegas e demais profissionais, marcando a vida das pessoas por onde passava. Atualmente estava dando aula de química na Escola 10 de Setembro. Mas também trabalhou por muitos anos no Colégio Imaculada Conceição e na Fundação Evangélica de Novo Hamburgo.
Sempre estava envolvida com o CTG e as propostas de atividades tradicionalistas. Era devota da fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix.
“A amamos. Ela é luz, ela é sol, e iluminou com seu conhecimento e amor todos que a conheceram”, disse, com carinho, a ex-colega Graciete Morschbacher Petry, enfatizando que Dilma era uma pessoa alto-astral, que amava a sua profissão e adorava viajar, se divertir, programando lindos e inesquecíveis passeios de colégio com seus colegas e alunos.
“Sempre estará viva”
A ex-colega de profissão, Fabiane Schmitt, manifesta sua gratidão em poder ter convivida com Dilma. “Sempre muito alegre e preocupada com todo mundo. Sempre dava uma palavra de confiança”, lembrou, com saudades, dizendo que não acredita que ela se foi. “Mas a alma está conosco, com certeza, sempre estará viva”. Fabiane diz que a professora deixa um legado que jamais será esquecido, e destacou o comprometimento que tinha com o serviço que fazia: “amava a biologia e a química”.
Sepultamento em Esmeralda, sua terra natal
A professora Dilma é natural de Esmeralda, região de Lagoa Vermelha, sendo irmã do prefeito daquela cidade. Ela será enterrada na sua terra natal, em uma cerimônia restrita aos familiares mais próximos. “Nós, amigos e ex-colegas preparamos flores pois junto com a oração e gratidão eterna de tê-la conhecido, é a única forma de mostrar nosso amor, carinho e gratidão”, disse Graciete.
Luto nas escolas
A Escola 10 de Setembro cancelou as aulas presenciais até o dia 18/6, permanecendo com encontros remotos, em luto diante da partida da professora. “P profissional responsável, dedicada e que cumpria seu fazer pedagógico com carisma e espontaneidade, deixará uma eterna saudade em nossos corações”, destacou a nota.
A diretora do Colégio Imaculada, Shirley Maria Heck Backes, onde Dilma lecionou, publicou uma nota dizendo: “Possa nos confortar da graça de ter conhecido e convivido com uma mulher querida e alegre que sempre estava com sorriso cativante no rosto. E o mais importante: a certeza de que a Dilma foi amada por todos que a conheciam”.