Conecte-se conosco

Destaques

Projeto aprovado autoriza a presença de Doulas nos partos em Dois Irmãos

15/12/2021 - 09h19min

Projeto foi aprovado na última sessão do ano

Projeto é de autoria do vereador Ederson Arantes Bueno

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- Foi aprovado na sessão plenária da Câmara de Vereadores, dia 13, o projeto legislativo que autoriza a presença de doulas nas maternidades públicas e privadas do município. O projeto é de autoria do vereador Ederson Arantes Bueno (MDB) e foi aprovado por unanimidade nos votos.

Segundo o vereador, a presença das doulas é diferente da presença de acompanhantes, já instituído em lei. As profissionais deveram ter curso e certificado na finalidade e poderão acompanhar a gestante e o pai, sempre que solicitadas, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, não precisando a doula ter vinculo empregatício com o local.

“Vale ressaltar que um dos objetivos das doulas é que o parto aconteça de forma natural, em 50% dos casos elas conseguem atingir este objetivo. E com o parto normal diminui, também, os custos para o hospital, diminui o tempo de internação, causando inúmeros benefícios”, destaca Ederson.

O que ficará autorizado

As doulas ficam autorizadas a entrar nas casas de maternidade com os instrumentos de trabalhos, condizentes com as normas de segurança em ambiente hospitalar. Os instrumentos são: bolas de fisioterapias, massageadores, bolsa de água quente, óleo para massagens, banqueta auxiliar para parto e demais materiais considerados indispensável.

Mais segurança para as gestantes

Segundo a técnica de enfermagem e doula Sabrina Corrêa Scheibner, o projeto é importante para as doulas, pois são elas que auxiliam as famílias e trazem o conhecimento do papel de cada um na hora do parto. “Eu sofri violência obstétrica e isso acarretou muitas coisas e não quero que outras mulheres vivenciem isso. Então poder entrar no hospital e dar segurança para as gestantes não tem preço”, explica.

Ainda de acordo com Sabrina, já aconteceu dela acompanhar uma gestante, mas na hora do parto não poder entrar para realizar o seu trabalho, agora com o projeto a doula poderá entrar. “Este projeto de Lei vai trazer para as mães a oportunidade de ter segurança, de tentar o parto normal e um parto humanizado”, destaca.

Doula Sabrina prestigioso a aprovação do projetos

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.