Geral
Projeto de Issur que incentiva cervejarias artesanais avança na Assembleia
Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta terça-feira (1º.11) o projeto de lei do deputado estadual Issur Koch, que amplia os incentivos fiscais às cervejarias com produção anual de cerveja e chope não superior a 5 milhões de litros, entre outras medidas. O deputado Ernani Polo assina a proposta como co-autor.
De acordo com a Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais (Abracerva), o setor movimenta 2% do Produto Interno Bruto e gera mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos no País. “O Rio Grande do Sul é o segundo estado com mais cervejarias, ficando atrás apenas de São Paulo. Nosso projeto tem por objetivo garantir melhores condições para as empresas gaúchas competirem, favorecendo a geração de empregos no setor”, diz o parlamentar.
Issur lembra, ainda, que as cervejarias potencializam o turismo em diferentes regiões do Estado. “Elas são um atrativo a mais que, somado às nossas belezas naturais, atraem mais visitantes e fomentam a econonia”, pontua.
NÚMEROS
Dados do mercado de cerveja divulgados no último dia 31 de agosto mostram que Brasil vendeu 14,3 bilhões de litros da bebida e cresceu 12% em 2021.
O mercado cervejeiro do Brasil está em alta e cresceu mesmo com a pandemia, de acordo com as estatísticas do setor cervejeiro e do Governo Federal. O Anuário da Cerveja 2021, divulgado recentemente, mostrou um crescimento de 12% no número de cervejarias registradas no país e que o volume de vendas da bebida chegou a 14.3 bilhões de litros.
Ao todo, há 1.549 cervejarias registradas hoje no Brasil espalhadas por 672 municípios brasileiros – 166 fábricas a mais que em 2020, quando 1.383 estavam cadastradas.