Geral
Projeto de mobilidade urbana está em tramitação na Câmara de Vereadores de Ivoti
Plano prevê aplicações a médio e longo prazo para mão única na Av. Presidente Lucena e construção de eixo Perimetral, ligando Av. Bom Jardim e Vale das Palmeiras
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – Um projeto tão impactante na vida das pessoas como o novo plano de mobilidade urbana, que está em tramitação na Câmara, sempre gera dúvidas em quem mais usufrui das vias públicas: motoristas, pedestres, ciclistas e demais pessoas que sempre utilizam as ruas para o dia a dia. Parte do êxito desse plano está na compreensão dele, tanto pelos vereadores quanto pela comunidade e, posteriormente, na sua aceitação por todos.
Em primeiro lugar, o novo plano de mobilidade urbana, que está sendo discutido, é um princípio norteador. Toda a obra que será realizada no futuro deve considerar esse projeto, caso seja aprovado. Ou seja, o projeto traz uma diretriz ou guia. Esse horizonte prevê alargamentos, pavimentação, rotatórias, engenharia de tráfego e até obras de arte.
A elaboração por parte do município vem para atender a uma lei Federal, que estipula um transporte público que integra diferentes meios de transporte, desenvolvimento sustentável e acessibilidade de pessoas e cargas. Ele é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes.
Projeções
Tendo em vista as diretrizes estipuladas pela lei Federal, o plano diretor do Município leva em consideração as tendências de crescimento urbano. Entre as áreas estudadas, está o crescente aumento da frota de carros, bem como a necessidade de aumentar as vias para comportar todo esse trânsito, sem, porém, afetar o meio ambiente.
Estudos mostram que, até 2040, a população estimada do Município pode chegar a quase 40 mil habitantes e cerca de 15 mil domicílios. O levantamento disponível em anexo no projeto revela que o trânsito, a médio e longo prazo, prevê a saturação das ruas em Ivoti, podendo levar a grandes congestionamentos, piores do que os já existentes.
Novos caminhos
A solução para evitar a sobrecarga no trânsito de Ivoti pode estar em direção ao leste, onde hoje fica Jardim do Alto, Concórdia, Palmares e arredores. Além dessas, incluem-se os perímetros entre Rua Castro Alves e BR-116, Av. Capivara e entorno.
Além de aumentar as áreas de expansão, as vias receberão uma classificação e, junto com elas, uma hierarquia quanto à prioridade de veículos que devem passar por elas. As rodovias, por exemplo, serão destinadas a caminhões e demais cargas pesadas. Além disso, receberão motoristas que precisam se deslocar de uma cidade a outra. Haverá outras ruas que ficarão responsáveis por escoar essa carga que vem das rodovias e destiná-las às localidades da cidade. Haverá também ruas destinadas, prioritariamente, para ciclistas e pedestres.
Implantação a longo prazo
Com o tempo, as ruas podem ser alteradas para dimensionar o trânsito no futuro, que deve ser implantado para os próximos 10 anos. Uma das principais vias, como a Av. Presidente Lucena, teria apenas mão única, sentido Bardo Gordo até o Belvedere. Já o retorno passaria pelo Belvedere, depois dobrar pela São José e pegar a Bento Gonçalves, seguindo a São Leopoldo e Regis Bitencourt. Todas elas também serão de sentido único.
Outra via importante do Município que terá melhorias será a Castro Alves. O plano contratado pela Prefeitura sugere o alargamento da via, bem como a implantação de um ambiente propício para ciclistas. O acesso da rua à Av. Bom Jardim contaria com uma rotatória, no lugar da sinaleira.
A Av. Bom Jardim passaria a ter quatro rotatórias, uma com a Castro Alves, seguida com a Presidente Lucena, Rio de Janeiro e Maranhão. Já a Av. Capivara, um importante acesso entre Lindolfo Collor e Ivoti, de acordo com sugestões do projeto, prevê seu alargamento, com prazo para médio prazo e que precisa ser elaborado. O encontro com a Av. Presidente Lucena estuda-se a possibilidade de reavaliar a presença do semáforo.
Eixo Perimetral
O projeto para a possível construção de um eixo Perimetral ligando a Av. Bom Jardim e a Rua Vale das Palmeiras. Este projeto é conhecido há vários anos como a Av. Leonel de Moura Brizola. Tal conexão é pensada a longo prazo, mas desafogaria o trânsito da Bom Jardim e demais acessos. A via contemplaria espaço para bicicletas, transporte público e trânsito de veículos particulares.
A Prefeitura lembra que as melhorias serão implantadas a curto, médio e longo prazo. São importantes alterações que visam atender as necessidades da comunidade. O plano foi realizado por uma empresa especializada no assunto, com base nas reuniões que aconteceram em audiências públicas.