Geral

Projeto pioneiro para facilitar a retirada de medicamentos inicia na segunda-feira (15) em Ivoti

12/05/2023 - 08h19min

Ivoti – Um projeto pioneiro sairá do papel a partir da próxima segunda-feira, dia 15. Com o objetivo de facilitar a rotina da população, a Prefeitura disponibilizará a retirada gratuita de medicamentos em farmácias privadas, mediante receita de atendimento médico no município, contribuindo com os serviços da Farmácia Municipal.

O primeiro estabelecimento que faz parte desta parceria é a Agafarma da Avenida Presidente Lucena. “O projeto é totalmente inovador, ele beneficia a comunidade pois oferece mais horas de atendimento à comunidade, principalmente à noite e em finais de semanas”, contou o prefeito Martin Kalkmann.

Desta forma, além da Farmácia Municipal, o morador que foi atendido pelo SUS e recebeu a receita de medicamento gratuito poderá retirar o produto no estabelecimento privado, descentralizando o serviço no município. “Assim, nós melhoramos a eficiência do atendimento sem implicar gastos para a Prefeitura e quem ganha com tudo isso é a comunidade”, concluiu o prefeito.

Redução de filas e disponibilidade quase imediata

O secretário de Saúde, Marcelo Bernardes, destaca que a parceria com as farmácias privadas permite também a redução de filhas que eram registradas na Farmácia Municipal em segundas, sextas e vésperas de feriados. “Nós entendemos que este tempo é oneroso tanto para o paciente quanto para o serviço público. Assim, o paciente que sai do Pronto Atendimento e que tem a necessidade de já iniciar com algum remédio terá o acesso praticamente imediato ao tratamento para recuperar sua saúde mais rapidamente”, afirmou.

Empresa montou um espaço no estabelecimento para disponibilizar os medicamentos do SUS

Treinamento ocorreu ontem

Ontem à tarde, uma equipe da Agafarma da Avenida Presidente Lucena participou de um treinamento com a enfermeira da Prefeitura, Rafaella Lira. Compareceram a proprietária da farmácia Daniela Krutzge, o gerente Vanderlei Soder e a farmacêutica Lady Silva. O estabelecimento já está com prateleiras prontas e um espaço destinado com cadeiras para atender a comunidade que for retirar gratuitamente seus medicamentos.

Daniela comentou sobre a sua farmácia ser a primeira a aderir ao projeto e também da expectativa para a próxima semana. “Estamos muito felizes. Será uma via de mão dupla, pois da nossa parte será um trabalho gratuito. Vamos ajudar a comunidade e estamos na expectativa de aumentar o movimento no nosso estabelecimento”, completou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário