Destaques
Projeto que potencializa instalação de aterro sanitário em Estância Velha segue em discussão

Estância terá reunião pública com moradores nesta segunda-feira, dia 20
Por Leila Ermel
Estância Velha/Ivoti – Depois da reunião realizada na semana passada na Câmara de Vereadores de Ivoti, na qual diretores da Orizon Valorização de Resíduos, vereadores dos dois municípios, prefeito de Ivoti, representantes da Comissão de Moradores Cidade Nova, bem como convidados, a discussão sobre a possibilidade de implantação do projeto que visa instalar um ecoparque no qual incluir um aterro sanitário tem gerado manifestações principalmente nas redes sociais e em aplicativos de conversa.
A abordagem do assunto segue com bastante intensidade entre moradores de Ivoti, e ganham engajamento de pessoas de Estância Velha. Nesta segunda-feira, dia 20, está marcada uma reunião pública na prefeitura municipal, no auditório, a partir das 19h, na qual é convidada a comunidade especialmente do bairro Rincão Gaúcho e demais interessados em participar. Na ocasião será debatida a questão do projeto da empresa, e será ouvida a posição da população.
Projeto poderia ser instalado em cava da Sultepa (Crédito: Divulgação)
Empresa não estará presente
Em virtude de compromissos previamente agendados, os diretores da empresa não estarão presentes neste encontro. A Orizon Valorização de Resíduos realizou a apresentação total do projeto no dia 16. E faz questão de se manter à frente das conversações com moradores e com autoridades locais. Tanto que sugeriu ao representante da Sultepa, Alex Sandro Barros, que não participe das próximas reuniões pois a responsabilidade técnica e do projeto é da empresa. Que pretende estar à frente de todas as negociações, sem envolver nenhum outros segmento, ou mesmo a empresa responsável pela cava.
Nota da empresa:
“A Orizon Valorização de Resíduos agradece o convite da Prefeitura de Estância Velha para participar de reunião sobre o projeto de implantação de um Ecoparque na cidade, mas, infelizmente, desta vez, a empresa não conseguirá se fazer presente.
O evento será já na próxima segunda-feira (20/12), o diretor responsável pelo projeto – que esteve nesta quinta-feira em reunião com a comunidade na Câmara de Vereadores de Ivoti – não conseguirá retornar à região neste fim de ano.
Nosso time, no entanto, segue à disposição das autoridades locais e também dos moradores, por meio dos canais do Facebook @ecoparqueestanciavelha e o SAC pelo email ecoparqueestanciavelha@gmail.com, a fim de esclarecer quaisquer dúvidas sobre o empreendimento.”
”Focar naquilo que realmente importa: o bem-estar da nossa população”, diz prefeito Diego Francisco
Estância Velha – Nesta segunda-feira, dia 20, a comunidade está sendo convocada a participar de uma reunião pública, no auditório da prefeitura, para que se conheça o projeto em questão e se aborde a intenção de um aterro sanitário por parte da empresa Orion. O prefeito de Estância Velha se posicionou quanto ao assunto através da seguinte nota:
“Estamos acompanhando esse assunto com toda atenção.
Aproveito este espaço para destacar que, em momento algum, qualquer decisão do Executivo seria tomada sem que a população fosse consultada.
A repercussão de algumas publicações na imprensa talvez apenas apressaram o rito que seria seguido, conforme estabelecem as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente e o Código Estadual do Meio Ambiente.
Sendo assim, jamais iríamos discutir esse tema de forma irresponsável ou sem dialogar com a comunidade.
Além disso, considero que este é o papel de um gestor público. É preciso ouvir aos anseios da comunidade para, junto da equipe e dos vereadores, decidir o caminho que vamos trilhar. Amanhã, após a reunião pública, será exatamente isso que iremos fazer para tomarmos uma decisão definitiva.
Entretanto, reitero que tenho ouvido especialistas e moradores para colher todos os pontos de vista.
É importante dizer que, no nosso plano de governo, nunca constou proposta pela busca por aterro sanitário a se instalar na cidade. Logo, demonstra que não seria uma prioridade da nossa gestão.
Ainda gostaria de esclarecer que, na manifestação feita pelo Município, apenas foi colocado que não há lei impedindo a instalação de aterros sanitários na cidade, o que, de fato, é uma realidade atual.
Só que isso está longe de significar uma autorização por parte da Prefeitura ou minha para a instalação de qualquer empreendimento deste segmento na cidade.
Assim como está há quilômetros de distância de significar qualquer anuência ou desejo nosso de que isso venha a se concretizar.
Lamento o uso político feito por alguns que apenas querem se aproveitar do momento e se recusam a fazer uma discussão de alto nível.
Não irei, em momento algum, fazer politicagem em cima de algo que mexe e mobiliza a nossa comunidade. Sempre podem esperar de mim uma postura moderadora e calcada naquilo que realmente importa: o bem-estar da nossa população”.
Moradores de Ivoti farão participação e protesto
Ivoti – A intenção de um expressivo grupo de Ivoti, é se fazer presente na reunião, manifestar seu protesto contra o aterro sanitário. Primeiramente, o grupo deve passar pela prefeitura do município de origem, manifestar se agradecimento pelo posicionamento de prefeito e vereadores. Em seguida, os representantes do grupo devem se direcionar à Estância Velha para expor sua luta contra o empreendimento naquele local almejado.
Eles estão ainda com um abaixo-assinado virtual que pode ser acompanhado pelo link: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/prefeitura_e_camara_de_vereadores_de_estancia_velh_proibir_a_instalacao_de_aterro_sanitario_na_divisa_entre_estancia_velha_e_ivoti_1/?cGgndnb&utm_source=sharetools&utm_medium=copy&utm_campaign=petition-1372179-proibir_a_instalacao_de_aterro_sanitario_na_divisa_entre_estancia_velha_e_ivoti&utm_term=cGgndnb%2Bpo