Conecte-se conosco

Geral

Projeto um por um contabiliza 60 estudantes atendidos em 2019

11/12/2019 - 17h20min

Morro Reuter – O encerramento do ano do “Projeto Um Por Um”, em morro Reuter, foi com comemoração da marca de 60 alunos atendidos e encaminhados para tratamento especializado. Todos mudaram seus hábitos alimentares e entraram na luta contra a obesidade e o sedentarismo. A parceria entre o médico André Mattos e as secretarias municipais da Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente e a de Educação e Cultura, realizada desde 2018 foi muito bem recebida pelos estudantes e seus familiares, que participaram das pesagens, consultas e orientações, para colocar em prática mais saúde na mesa de todos. O projeto será retomado em fevereiro de 2020.

 

O médico André Mattos, que realiza o projeto em Morro Reuter, de forma voluntária, conta que primeiro foram realizadas pesagens e avaliações nos estudantes com idades entre 6 e 10 anos, depois pedidos exames, para constatar se a obesidade era um problema metabólico ou de hábitos alimentares. Em seguida foram passadas orientações, por uma nutricionista e indicado o tratamento. “Os pais foram muito colaborativos com os tratamentos, sendo muito receptivos com as orientações passadas, sendo que essas mudanças de hábitos alimentares refletiram não só no aluno atendido, mas em toda a família”, destaca o médico, que avaliou estudantes das escolas municipais de Morro Reuter.

 

SOBRE O PROJETO: O projeto Um Por Um, realizado desde 2018 em Morro Reuter, oferece às crianças com idades entre 6 e 10 anos, acompanhamento com o médico com Ênfase em Emagrecimento, André Mattos, que o implantou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação e Cultura. Orientações também foram levadas às equipes das escolas, incluindo professoras e merendeiras, envolvendo assim, toda a comunidade escolar nesse processo. O projeto surgiu a partir de um artigo do médico André Mattos, feito com base em estudos internacionais, que evidenciam que as crianças de hoje em dia tendem a viver 5 anos a menos que seus pais, devido a fatores como má alimentação e sedentarismo. No lançamento, em setembro de 2018, destacou-se que foi feita uma análise do Índice de Massa Corpórea das crianças de Morro Reuter, com idades entre 6 e 10 anos, e constatado que 70% está obesa, com sobrepeso ou com risco de obesidade. O projeto surgiu para dar um atendimento especial a essas crianças, e provocar uma mudança de comportamento. Desde outubro de 2018, o médico, de forma voluntária, passa orientações às merendeiras das escolas e faz o atendimento semanal dos estudantes, onde os avalia e acompanha.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.