Destaques
Quatro homens caíram no golpe do nudes em Herval somente nessa semana

Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Somente nessa semana quatro homens, ambos moradores do município, vieram até a Delegacia de Polícia Civil buscando por orientações após serem vítimas de extorsão em decorrência do já famoso “golpe do nudes”. Segundo o inspetor Victor Guarda de Almeida, dois vieram até a Delegacia na segunda, um na terça e outro nessa quarta-feira. “São senhores com idade entre 40 e 50 anos”.
O formato do golpe é sempre o mesmo: a vítima recebe uma solicitação de amizade no Facebook de uma garota de 18 anos ou menos; aceita, começam a conversar, instantes depois o diálogo migra para o WhatsApp, passam a trocar fotos íntimas e, aí, o golpe foi aplicado. Depois que a vítima manda fotos alguém liga se passando por alguma autoridade pedindo um determinado valor para não levar o caso à polícia, ou, não seguir adiante. Em alguns casos se dizem delegados, membros da família e advogados.
Nesse caso das vítimas hervalenses quem entrou em contato foi um suposto delegado, dizendo que se não depositassem a quantia que pediam não retirariam a queixa feita contra eles. Uma das vítimas disse que solicitaram R$ 5 mil, já para outro R$ 2 mil. Nenhum deles chegou a depositar o valor. Quando informados pela polícia de que se tratava de um golpe, também optaram por não registrar ocorrência. “Apesar de caírem na conversa, resolveram passar aqui (Delegacia) antes”, disse o policial Victor.
Uma farsa
O golpe é antigo e conhecido mas, mesmo com toda a divulgação, moradores – principalmente homens – continuam caindo. Tudo é uma farsa, uma mentira, mas as vítimas acabam sendo suscetíveis à manipulação e em muitos casos acabam depositando dinheiro para os criminosos para se verem livres da situação. O perfil da menina não é verdadeiro e as imagens não são da pessoa que está enviando. Do outro lado da linha há um criminoso usando fotos de terceiros para enganar suas vítimas. E, a pessoa que liga depois para ameaçar e pedir dinheiro não é nenhuma autoridade.
Os moradores devem ficar atentos ao usar as redes sociais. É necessário que se tome cuidado ao aceitar solicitações de amizade de quem não se conhece, analisar se o perfil tem poucas fotos, poucos amigos, se tem contatos em comum. E, geralmente, os criminosos usam nomes simples.
Polícia não entra em contato ameaçando
A polícia deixa claro aos moradores que, em nenhum momento, qualquer agente da polícia entrará em contato por telefone para ameaçar e extorquir. Sempre que uma situação assim ocorrer, trata-se de um golpe, praticado por criminosos.