Geral
Queda de granizo causa estragos em municípios gaúchos
A queda de granizo causou estragos, na madrugada desta quarta-feira (03), nos municípios de Crissiumal e Três Passos, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. No primeiro município, pelo menos 2,5 mil casas foram danificadas, segundo a Defesa Civil do Estado. Lonas foram distribuídas aos moradores.
Um hospital, um asilo, escolas e veículos também foram danificados em Crissiumal. As aulas no município foram suspensas em razão do temporal, de acordo com a prefeitura. Todos os bairros da cidade foram atingidos. Pelo menos uma pessoa ficou ferida e houve falta de energia elétrica.
Em Três Passos, casas foram danificadas pelas pedras de gelo principalmente nos bairros Glória, Pindorama e Santa Inês. Lonas também foram distribuídas aos moradores. Segundo habitantes do município, as pedras chegaram ao tamanho de um ovo de galinha.
Outras cidades do interior do Estado, como Venâncio Aires e Nova Pádua, também registraram queda de granizo, segundo informações da Metsul Meteorologia.
Defesa Civil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, junto com as coordenadorias municipais, segue contabilizando os estragos causados pelos temporais registrados no fim de semana e na manhã de segunda-feira (01) em todo o Estado.
Cerca de 20 cidades relataram estragos causados pelas chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, houve quedas de árvores sem maiores danos. Milhares de pessoas ficaram sem luz no RS.
Por meio de mensagens de texto, a Defesa Civil Estadual consegue avisar sobre a possibilidade de eventos climáticos adversos. Para receber esses alertas, envie do seu celular um SMS para o número 40199 (sem ponto/sem traço) com o CEP desejado. O serviço é gratuito e de fácil utilização, conforme o governo gaúcho.
Fonte: OSul