Região

Quem é Germano Grings, CEO da GG10 que comprou a Tumelero

04/10/2025 - 09h11min

Germano Grings esteve à frente de cases de sucesso no mundo empresarial nas últimas décadas, veja saber quais são as empresas lideradas por ele

Por Mauri M.T.Dandel

Dois Irmãos – Você talvez já tenha ouvido falar de algumas das marcas do Grupo GG10. Talvez não. E talvez você já tenha ouvido falar de alguns cases de sucesso liderados por Germano Grings. Ou talvez não esteja associando o nome à marca.
Pois bem, ele comandou a transição da marca de Lojas Herval para Lojas taQi, rede de eletro, móveis, ferramentas e materiais de construção, em 2010. Além disso, esteve a frente de outras grandes marcas, antes de se desligar do Grupo Herval e fundar o seu próprio Grupo, o GG10. Mas, quem é Germano Grings, CEO do Grupo que comprou a Tumelero, diretamente da francesa Saint-Gobain?

Quem é Germano Grings?

Germano Grings, fundador e CEO do GG10, esteve a frente de grandes cases empresariais de sucesso

Nas plataformas do Grupo GG10 tem uma breve explicação da trajetória do seu fundador e CEO:

Germano, começou sua carreira aos 11 anos de idade, ajudando a mãe e o tio no varejo da família. Aos 14 anos, como funcionário formal da empresa, trabalhou na indústria de estofados e aos 16 iniciou toda a parte de TI do que viria a se tornar o Grupo Herval, grande grupo de empresas do Rio Grande do Sul, com sede também na cidade de Dois Irmãos.

Aos 23 anos, assumiu como Sócio-Gerente da empresa – cargo que atualmente seria reconhecido como CEO.

Junto com seu time, ele ficou à frente da área de varejo do Grupo Herval e, a partir do ano 2000, demonstrou, de fato, o seu potencial como gestor no setor varejista, transformando a área de a menor para a maior unidade do Grupo, com o seu faturamento multiplicado em 42x ao longo de 19 anos.

Quais os cases de sucesso liderados por Grings antes de fundar o Grupo GG10?

Mas, antes de fundar o Grupo GG10, Germano Grings esteve a frente de vários cases de sucesso.

O Grupo GG10 começou “quase” do absoluto zero, pois Germano já tinha algumas marcas consolidadas, contudo, começou com a compra dos imóveis (chácaras) na lateral da BR-116 para futura instalação da sede da empresa. Depois veio a construção do pavilhão e de toda a estrutura do local. Mais tarde, o lançamento de algumas novas marcas, como a G-Haus e a Serello Consórcios e a abertura de filiais da G-Haus.

Mas, vamos começar do princípio:

Germano, no grupo empresarial anterior, do qual fazia parte, comandou algumas transições e esteve a frente de vários cases de sucesso. Ele liderou diferentes marcas e atingiu grandes cases de sucesso. Vamos ver alguns:
1- Criação das lojas iPlace e seu desenvolvimento para a maior Apple Premium Reseller da América Latina;

2- Conduziu a transição da marca de Lojas Herval para Lojas taQi e transformou 5 lojas em 90;

3- Desenvolvimento da área de atacado dentro do Grupo Herval, com forte legado e resultado.

4- Em 2014, numa reestruturação interna, Germano passou a ser Vice-Presidente de Varejo e Atacado e Vice-Presidente do Conselho de Administração no mesmo Grupo Herval.

A FUNDAÇÃO DO GRUPO GGG10

Mas sua inquietude e visão o fizeram dar uma guinada na carreira, deixando o Grupo Herval em 2019 para fundar o Grupo GG10.

Em junho de 2019, começou uma nova história de muito foco e visão, com a cisão da Família Grings do Grupo Herval e quando ele, então, fundou o Grupo GG10.

A concretização de um sonho que está apenas começando e já vem demonstrando seu potencial através do crescimento constante: o Grupo GG10 já tinha multiplicado em 3x seu faturamento em 3 anos de trabalho.

Começou aí esta nova história, de muito foco para a concretização de um sonho e que está apenas começando.a cisão, Germano manteve a empresa LF Máquinas e Ferramentas em sua carteira, empresa que ele adquiriu enquanto sócio dentro do Grupo Herval.

Uniu ela à Duncan Pneus, atacado que ele já havia fundado de forma independente em 2014.

Abriu o e-commerce da LF, ampliando a atuação para todo mercado nacional e atendendo, com seus produtos, também o consumidor final.

Como parte da estratégia de ampliar o leque de serviços oferecidos e desenvolver negócios que também apoiem internamente as outras empresas do grupo, Germano trouxe para o GG10 a Bem Informática, empresa de softwares.

Em 2023, o Grupo GG10 traz uma novidade de impacto ao mercado: A G-Haus, uma nova marca no segmento de varejo de construção. Um sonho de 30 anos de Germano, que visa tornar mais simples e fácil e solucionar com segurança a jornada relacionada à construção e reforma.

Por fim, em janeiro de 2024 chega a Serello Consórcios, que nasce com a missão de oportunizar o financiamento de grandes conquistas, por meio da modalidade de consórcios nas categorias de veículos e imóveis, propondo-se a superar as expectativas dos clientes através da fluidez dos processos e de relações transparentes.

Sede do Grupo GG10, com a cidade de Dois Irmãos ao fundo (divulgação)

A HISTÓRIA DE VIDA PROFISSIONAL DO CEO

Germano começou sua carreira aos 11 anos de idade, ajudando a mãe e o tio no varejo da família.

Aos 14 anos, passou a ser formalmente funcionário da empresa, com carteira assinada, trabalhando na indústria de estofados.

Aos 16, Germano iniciou toda a parte de TI do que viria a se tornar o Grupo Herval. Aos 23 anos, assumiu como Sócio-Gerente da empresa – cargo que atualmente seria reconhecido como de CEO.

Junto com seu time, Germano ficou à frente da área de varejo do Grupo Herval e, a partir do ano 2000, demonstrou, de fato, o seu potencial como gestor no setor varejista, transformando a área de a menor para a maior unidade do Grupo, com o seu faturamento multiplicado em 42x ao longo de 19 anos.

 

Sair da versão mobile