Geral
Quem não pagou IPVA vai para o Serasa e dívida ativa
Estado– Os motoristas que ainda não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2018, cujo calendário de pagamento serão inscritos em Dívida Ativa da Fazenda Pública pela Receita Estadual.
O prazo encerrou no final de abril. Cerca de 240 mil proprietários, que têm somente até esta sexta-feira, dia 29, para regularizar a situação.
Além do registro, o débito com o IPVA será lançado no cadastro do Cadin/RS e nos Serviços de Proteção ao Crédito (Serasa, SPC, entre outros). haverá correção da dívida pela taxa Selic. Há o risco de sofrer protesto em cartório e processo de cobrança judicial.
No encerramento do calendário anual do IPVA, a inadimplência financeira girava em torno de 20,71%. Cerca de R$ 535 milhões não ingressaram nos cofres públicos, o que diz respeito ao imposto de 952.802 veículos que permanecem nas ruas com o imposto atrasado. Após as operações da Receita Estadual em Porto Alegre e no interior, a inadimplência financeira do IPVA recuou para 9,6%, uma redução de mais de 50%.