Conecte-se conosco

Geral

Raul Petry – 29/06/2022

29/06/2022 - 17h42min

Nova Petrópolis

 

CORSAN

Para variar, a cidade está sem água e nem a própria Corsan sabe explicar o que está acontecendo, tampouco quando a água voltará. Surpresa zero para quem conhece minimamente o histórico da Corsan. Dias atrás ela até chegou a ser elogiada, pois programou um serviço de limpeza e avisou antes, para que todo mundo pudesse se organizar. Dessa vez é diferente. Hoje as pessoas estão indo para o terceiro dia sem água. É inacreditável, mas não surpreende.

COMPARAÇÃO

Momentos assim é inevitável fazer algumas comparações. Aqui em Ivoti, por exemplo, tiramos a Corsan ao custo de muito esforço. Não que hoje seja uma maravilha. Mas muito melhor do que até 2012. Outra boa comparação é com as associações de moradores, que administram as redes de água do interior, onde a Corsan não tem interesse por causa da baixa rentabilidade. Duvido que nessas redes do interior aconteça algo igual ao que está acontecendo no centro de Nova Petrópolis.

CONVITE

Ontem a tarde recebemos em Ivoti a visita do secretário de Turismo, Rodrigo Santos, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ari Boelter. Eles vieram trazer o convite para a abertura oficial do Festival Sabores da Colônia, que acontecerá nesta sexta-feira, às 18h, no Centro de Eventos. Tudo indica que será um evento grandioso.

FEIRAS DE TURISMO

Entre vários assuntos, falamos da participação de Nova Petrópolis em grandes feiras de Turismo do país. A mais recente aconteceu no Paraná. O detalhe interessante é que Nova Petrópolis está participando das feiras através de um grupo que reúne várias cidades da Serra Gaúcha, como Gramado, Caxias e Bento. Os municípios sozinhos não teriam condições de participar das grandes feiras. A solução é levar e divulgar a Serra Gaúcha como um todo.

ACOSTAMENTO

Também me comentaram que a Secretaria Municipal de Obras está arrumando o acostamento na ERS-235, na região entre a Dakota e a Floricultura Ursula. Isso seria função da EGR, mas temos que lembrar que ela é uma parente muito próxima da Corsan. Resta para a Prefeitura assumir os serviços mais urgentes, como é o caso desse acostamento e das roçadas na estrada da Linha Temerária, que também é do Estado.

CAMINHOS DE CARAVAGGIO

Outro lugar da ERS-235 em que o acostamento deve receber melhorias por parte do Município é nos trechos cortados pelos Caminhos de Caravaggio. Especificamente, da entrada do Pedancino até a entrada de Nove Colônias e da Rua do CTG até perto da Ursula. Pela minha própria experiência de ter caminhado o roteiro inteiro, posso dizer que esses dois trechos de Nova Petrópolis são os mais difíceis dos quase 200 km de Canela até Farroupilha. Os peregrinos não têm opção. Ou caminham na pista ou no meio do mato. Ainda bem que virão melhorias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.