Conecte-se conosco

Destaques

Região: obra na Ponte de Ferro está concluída

Região – Os operários das Obras de São José do Hortêncio e Presidente Lucena concluíram na tarde desta terça-feira, 17, as melhorias na Ponte Engenheiro Daniel Ribeiro, mais conhecida como a Ponte de Ferro.

A ponte foi interditada no último dia 9 de dezembro e no total foram sete dias de serviço, já que o trecho foi liberado no final de semana. A obra consistiu na troca dos trilhos e pranchas de madeira e custou cerca de R$ 20 mil.

As duas Prefeituras, que realizaram as melhorias em forma de parceria – com a divisão dos trabalhos entre os departamentos de Obras e na cedência das madeiras – ainda estudam a viabilidade de instalar proteções metálicas nos trilhos, empreendimento que ainda não há orçamento ou previsão de ser realizado.

Um pouco da história

A Ponte de Ferro foi inaugurada em 1961, através dos esforços do então prefeito de Estância Velha, Victor Schuck, que após presenciar a inauguração de ponte idêntica no município de Parobé, solicitou ao engenheiro do DAER na época, Daniel Ribeiro, a viabilidade de trazer a obra para Linha Nova Baixa, na oportunidade Arroio Veado.

A estrutura é feita de aço alemão, utilizado na 2ª Guerra Mundial pelos combatentes alemães, na construção de pontes emergenciais para passagem das tropas. O material foi doado ao governo gaúcho pelo país germânico e ficou estocado em uma área, próxima ao Porto de Porto Alegre. A última grande reforma que a Ponte de Ferro havia passado fora em 2013.