Conecte-se conosco

Destaques

Região se manifesta contrária à bandeira vermelha imposta pelo Estado

14/11/2020 - 11h34min

Atualizada em 14/11/2020 - 11h34min

Dois Irmãos / Região – Com o plano de cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado proposto anteriormente pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), a Região 07, da qual Dois Irmãos pertence, permanece com as regras da bandeira laranja, mesmo com a mudança da bandeira para a cor vermelha que foi divulgada, na tarde desta sexta-feira, 13, pelo Governo do Estado.

Segundo a prefeita Tânia Terezinha da Silva, que também preside a AMVARS, nada muda nas regras do Distanciamento Controlado. “A bandeira definitiva deve sair na próxima segunda-feira, 16, mas se permanecermos na vermelha com a cogestão continuamos seguindo as regras da bandeira laranja”, disse a prefeita.

Leia Nota de Esclarecimento emitida pela AMVARS:

“A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – Amvars neste ato representada por sua presidente Tânia Terezinha da Silva, Prefeita do Município de Dois Irmãos, vem, através da presente manifestar-se a respeito da divulgação ocorrida hoje, 13 de novembro, na  qual o GOVERNO DO ESTADO classificou a R07 do Modelo de Distanciamento Controlado em  bandeira vermelha.

A Amvrs representa 15 municípios e de acordo com a proposta do Governo Estadual estabeleceu comitê técnico para elaboração do Plano Regional de Distanciamento Controlado para a região 07, tendo até o presente momento apresentado planos que foram aprovados pelo Gabinete de Crise do RS.

Portanto, diante da aprovação dos referidos planos a R07 DETÉM EM SUA COGESTÃO AUTONOMIA PARA ADOTAR OS PROTOCOLOS JÁ DEFINIDOS E APROVADOS e que preveem a possibilidade de abertura de comércio, restaurantes, lancherias e lanchonetes, entre outros.

Desde já a Amvars se manifesta contrária a classificação imposta na tarde de hoje pelo Governo do Estado, motivo pelo qual irá interpor recurso.

É preciso reconhecer que, embora tenhamos números ainda consideráveis de casos positivados, internados e,  infelizmente, de óbito, os dados nos levam a crer que o pico da pandemia já foi superado, tanto que, diante do quadro epidemiológico atual  restou liberado pelo próprio Governo do Estado a  possibilidade de retorno às aulas presenciais,  realização de eventos e afins. A Amvars entende que, portanto, não pode ocorrer uma mudança brusca e repentina a cada semana de bandeira e consequentemente de regramentos, ainda mais com dados não convincentes.

A cogestão deve ser respeitada e, frente a isso, é preciso que as decisões sejam tomadas em conjunto com os entes municipais a fim de que possam cumprir com seus protocolos e, principalmente, atender a seus municípios com transparência, seriedade e responsabilidade.

É preciso vencer ao COVID, e com certeza juntos somos mais fortes.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.