Destaques

RGE demora 24h para colocar escora e deixa rua sem energia em Santa Maria do Herval

23/02/2022 - 18h08min

Empresa demorou 24 horas para concluir o serviço, que não está pronto (FOTOS: Alexandre Horlle e Claudinei Silva)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Moradores e comerciantes da Rua Professor Laurindo Vier, no Centro, ficaram praticamente 24 horas sem energia elétrica entre terça-feira, 22, e hoje, 23. A RGE desconectou a rede por causa de um poste que estava prestes a cair; porém, fizeram somente um “remendo”, escorando-o.

Neste meio tempo, farmácia, padaria e lojas tiveram que fechar as portas – afinal, tudo depende da automaticidade. Uma academia teve que atender no escuro, além de ter alunos que cancelaram os treinos. Muitos moradores perderam os alimentos que descongelaram no período.

Caminhão enroscado

O problema começou na manhã de terça-feira quando um caminhão enroscou na fiação e, além de arrancar alguns cabos, também entornou o poste. Ao ser acionada, uma equipe da RGE foi ao local e desconectou a rede para trocar a estrutura, o que estava previsto para acontecer em pouco tempo.

Diante do risco colocaram uma escora de madeira, o que era para ser provisório. Cavaram um buraco e trouxeram outro poste de concreto. Porém, não concluíram a obra; deixaram a escavação sem sinalização e, por volta das 17h desta quarta-feira, religaram a energia.

Prejuízos se somaram

Tive que manter as portas do estabelecimento fechadas, não tinha condições de trabalho. Hoje tudo gira em torno de energia, sistemas; está cada vez mais complexa essa parte. Não temos como saber o valor de um produto, nem atender os clientes pelo Farmácia Popular”, disse Claudinei Silva. Os clientes da farmácia, que vinham de longe para pegar algum medicamente, saíram inconformados.

Marcos dos Santos teve que atender seus clientes no escuro na academia, além de outros que cancelaram. “Quem cobre todos estes custos nossos? Prejuízo, né”.

A sessão da Câmara de Vereadores teve que ser cancelada na terça-feira por falta de energia elétrica. Ela acontece na noite de quinta-feira, 24.

Falta de comunicação

Os moradores dizem que há falta de comunicação entre a empresa responsável e a terceirizada que efetua as manutenções. “Vem um para desligar a luz, outro para cavar o buraco, outro para religar a rede”, afirmou Claudinei. Na terça-feira um cliente recebeu resposta que o retorno seria às 9h12 de quarta-feira, ao questionar novamente, informaram 19h37; após, passou a ser 23h15.

O que diz a RGE

Na tarde de hoje a empresa respondeu que “no primeiro atendimento no local foi constatada a necessidade de equipamento especial para a substituição do poste, por conta do solo rochoso”. Concluiu que o trabalho está em andamento, mas, sem previsão de conclusão.

Sair da versão mobile