/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Rota das Cervejarias Artesanais passa pela região da Encosta da Serra

02/08/2019 - 13h42min

Região – Os municípios de Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café e Nova Petrópolis estão contidos na chamada Rota das Cervejarias Artesanais.

O caminho foi sancionado no início do ano passado pelo ex-governador José Ivo Sartori a partir de um projeto de lei do deputado estadual Elton Weber (PSB). De acordo com Weber, a ideia da proposta veio a partir de demandas dos próprios produtores da região.

Projeto é do deputado Elton Weber (PSB) (Créditos: Celso Bender/Agência ALRS)

Conforme ele, a rota cervejeira foi desenvolvida nos moldes da Rota Romântica. “Ela vem no sentido de que possamos divulgar o trabalho feito pelas cervejarias artesanais, dentro de um diferencial gastronômico e turístico”, afirmou ele ao Diário.

O deputado ainda aponta que, como o caminho foi recentemente concebido, ainda não há tempo hábil para uma avaliação de seus resultados práticos. “Em vários eventos, até fora da região, se comenta que há produtos originários da Rota das Cervejarias Artesanais. No mínimo, a criação da rota ajudou a divulgá-la”, comenta ele.

Ainda segundo Weber, está em debate a criação de uma associação que contemple as cervejarias artesanais contidas nos municípios da rota. “Já houve reuniões sobre este tema. Nas próximas semanas ou meses teremos um texto fechado, e creio que isto deva avançar”, afirma o deputado.

Estado lidera ranking de cervejarias no Brasil

Não é de hoje que há um boom de cervejarias em todo o País. Dados do Ministério da Agricultura do início de 2019 apontam que há 885 cervejarias registradas no Brasil em 26 Estados. Com exceção do Acre, os demais têm ao menos uma.

A estatística é liderada pelo Rio Grande do Sul, com 185, ou 20,9% do total. Os 11 municípios de cobertura do Diário concentram, no total, oito. Só que o número total pode ser ainda maior. Conforme a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), 2019, pela primeira vez, registrou a marca de mil espalhadas pelo País.

Somente no ano passado, segundo a Abracerva, foram 210 novos empreendimentos do tipo. Segundo o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, o número é considerado simbólico. “O papel do Rio Grande do Sul é muito importante, mostrando a força do Estado, tanto dos produtores quanto consumidores. Isto é uma característica geral da região Sul também, este pioneirismo”, afirma ele.

Outra reflexão do mercado é a de que houve uma mudança no perfil de quem consome a bebida, de acordo com Carlo. “Hoje, com essas inúmeras cervejarias e estilos da bebida, o consumidor está mais aberto e exige um produto com mais sabor e aroma. Ele achou na cerveja artesanal este produto, e até as grandes marcas estão mudando um pouco suas características”, diz Lapolli.

Sair da versão mobile