Geral
Rota Romântica comemora 198 anos da Imigração Alemã
Região – A Associação Rota Romântica reuniu autoridades municipais e voltadas à cultura alemã no Teatro Municipal de São Leopoldo, na segunda-feira, 25, em comemoração ao início da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.
Os presentes foram agraciados com uma palestra do Historiador Martin Dreher que trouxe a contextualização histórica para a formação da Rota Romântica, explicando como foi a chegada dos imigrantes e de como se estabeleceram na região. Dreher enfatizou a importância da formação de comunidades cooperativas que foram fundamentais no desenvolvimento das cidades.
Na ocasião, a entidade também lançou o desafio para a criação do Selo Comemorativo da Rota Romântica alusivo aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil. Interessados podem fazer contato pelo WhatsApp (54) 99667-3488.
Documentário
O documentário produzido pela Rota Romântica em comemoração aos 25 anos, também foi apresentado ao público e pode ser visualizado no site da Rota Romântica e nas redes sociais. A presidente da Associação, Terezinha Haas, lembrou que o dia 25 de julho é um dia especial para todos os descendentes de imigrantes alemães. “O caminho percorrido há quase 200 anos, hoje é o nosso roteiro”, disse ela. O prefeito anfitrião, Ary José Vanazzi, também enfatizou o quanto os alemães ensinaram a importância da integração e a valorização da história.
Entidades representadas
O Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, representou as demais entidades que fomentam a cultura alemã e destacou o quanto a Rota será importante na comemoração dos 200 anos. “Sempre me surpreendo com a quantidade de lembranças da cultura alemã que tenho ao visitar a região. É muito importante que cuidemos deste patrimônio cultural” destacou.
Quem também esteve presente foi o Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, representando os demais membros eclesiásticos. “A força da fé foi importante na formação das comunidades. Precisamos fomentar nas próximas gerações estes valores”, disse.
Os convidados foram recepcionados pelos professores da Camerata de Ivoti – ASCARTE e foram brindados com belíssimas canções do Coro Masculino Stadtplatz.