Conecte-se conosco

Geral

RS é o quarto estado que mais recebe refugiados no país

12/04/2018 - 20h00min

O Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro que mais abriga refugiados no Brasil, conforme relatório divulgado pelo Ministério da Justiça na quarta-feira (11).

Atualmente, 308 refugiados vivem no estado. São estrangeiros que tiveram a situação de perseguição por raça, religião ou opiniões em seus países de origem reconhecidas pelo Brasil.

Entre estes, no entanto, não estão imigrantes que se mudaram para o Brasil em busca de novas oportunidades.

Em 2017 os cubanos, depois dos venezuelanos, foram os que mais encaminharam pedidos para que o governo brasileiro reconhecesse o status de refugiados. Foram mais de 2 mil solicitações, que ainda são analisadas pelo Ministério da Justiça.

Durante a divulgação dos dados, o secretário Nacional de Justiça reconheceu que o Brasil virou rota de migração para cubanos. Eles entram pelo Norte do país com destino ao Rio Grande do Sul, para depois entrarem no Uruguai.

“Como a dificuldade no Brasil é grande em relação ao idioma, muitas vezes, a população migra para outros países onde tem maior facilidade, ou até mesmo para outros países onde tem maior facilidade, ou até mesmo por questões de interesse de trabalho, de oportunidade”, afirma o secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel Souza, acrescentando que “esse fluxo foi identificado em alguns pontos, e de fato acontece”.

No primeiro dia de 2018 três cubanos morreram depois que o táxi onde eles estavam, se envolveu em um acidente na BR-471, em Santa Vitória do Palmar, no Sul do estado.

Leia também:
Justiça procura homem condenado a 18 anos por estupro de criança de 9 anos
Larvas do mosquito da dengue são encontradas em Herval

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.