Geral

Rua da Vila Olinda receberá o nome de antigo morador

02/04/2022 - 15h50min

Vereador Daniel Michaelsen (MDB) é autor do projeto (Créditos: Jordana Kiekow)

Nova Petrópolis – A ‘rua D’ do loteamento Jardim Europa, que fica na Vila Olinda, vai receber o nome de Albino Kopper, antigo morador da localidade. O projeto é do vereador Daniel Michaelsen (MDB) e já foi aprovado pela Câmara.
Albino Kopper nasceu no dia 14 de agosto de 1926, no Morro Bock, e era filho de Carlos Fernando Kopper e Idalina Dahmer Kopper. A família era protestante e fazia parte da Igreja Evangélica Luterana de Picada Café. Com 18 anos, foi para o quartel em Bento Gonçalves. Depois do quartel, começou a trabalhar no Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e, posteriormente, começou um armazém no Morro Bock. Após, levou o comércio para Picada Café. Casou-se com Hedy Bratz Kopper em 1º de outubro de 1949 no salão de Martim Bratz, pai da noiva, em Nova Petrópolis.

Em 1953 comprou o primeiro caminhão Mercedes vendido no Rio Grande do Sul. Neste mesmo ano passou a morar em Nova Petrópolis, na Vila Olinda. “Em 1961, Albino tinha vários filhos e não tinha escola no seu bairro. Aí, ele foi falar com o prefeito da época, Osvaldo Spier, que liberou para a comunidade comprar o terreno e construir uma escola, que hoje é a Escola Luiz Loeser, inaugurada no dia 25 de fevereiro de 1962. Mais tarde, Albino Kopper foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis junto com Picada Café, no Salão Bratz, onde aconteciam as reuniões. Foi o Sr. Albino Kopper e Édio Bratz que intermediaram a vinda da Cooperativa Piá para Nova Petrópolis”, afirma Michaelsen. “Albino Sempre estava pronto para colaborar com a comunidade do seu bairro e do município, por isso, acho justa esta homenagem. Ele faleceu no dia 10 de janeiro de 2021”, conclui Michaelsen.

Albino Kopper faleceu em janeiro do ano passado (Arquivo Pessoal)

Participações de Albino Kopper na comunidade:
– Um dos fundadores da Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda
– Membro da comissão de restauração do antigo hospital para dar início ao Colégio Frederico Michaelsen
– Colaborou com o caminhão que trouxe areia e tijolo para a construção do Hospital de Nova Petrópolis
– Auxiliou na construção do pavilhão da Igreja Evangélica, no Centro de Nova Petrópolis;
– Colaboração na Sociedade Tiro ao Alvo
– Era sócio da Associação Rural de Nova Petrópolis
– Era sócio-fundador da Assossop de Nova Petrópolis
– Fez parte da associação de colaboradores que adquiriu o fusca da Brigada Militar para fazer a rota do Salão Bratz até o Salão Wedig

 

Sair da versão mobile