Geral
Rumo ao futuro instituto lança projeto Estância 360
Movimento formando por cidadãos de Estância Velha projeta o futuro do município até 2050
Por Leila Ermel
Estância Velha – Com o foco “Repensando o futuro 2050 – construindo o futuro de Estância Velha”, o Instituto Pró-Estância Velha lançou no dia 8 de setembro, seu primeiro projeto, o Estância 360. A data foi escolhida por ser o aniversário do município. O evento de lançamento foi realizado na Sociedade de Canto União, reunindo os cidadãos que integram o Ipev, convidados e as famílias dos emancipacionistas homenageados, além de uma homenagem ao emancipacionista vivo Otto Theophilo Koch.
IPEV
O Instituto foi criado por um grupo de cidadãos do município, engajados em planejar ações e diretrizes para projetar uma Estância Velha para o futuro. Outros municípios da região também criaram projetos semelhantes, como o Ivoti100, um case citado na apresentação do projeto local. O empresário Eduardo Cansi é o presidente, e destacou ser um movimento apolítico que busca atuar em ações dentro de um planejamento estratégico, que será elaborado após um estudo minucioso que diagnosticará os problemas e demandas existentes.
Na próxima semana ocorre a primeira reunião com a consultoria para início dos trabalhos e direcionamento de ações.
Estância 360
O projeto em questão é uma ação coordenada pelo instituto, que visa estabelecer um Modelo estratégico Integral para o município, objetivando o desenvolvimento social, econômico, cultural e urbanístico até o ano de 2050.
A comunidade pode acompanhar as ações do movimento nas redes sociais pelo @estancia360
Estudo de diagnóstico
No ato de lançamento, o presidente assinou o contrato com a empresa de consultoria SG, que auxiliará no estudo de diagnóstico do município e na elaboração do planejamento estratégico de Estância Velha para as próximas décadas, inicialmente até 2050.
Balões com sementes de Ipê Amarelo
Finalizando o evento, como ato simbólico de lançamento do projeto Estância 360º, foram soltados balões biodegradáveis com sementes de Ipê Amarelo (árvore símbolo do município), que no dia comemorou seus 63 anos de emancipação politica.
Diretoria do IPEV:
Presidente: Eduardo Cansi
Vice-Presidente Institucional: Diogo Carlos Leuck
Vice-Presidente Social: Gilberto Luis Müller
Diretor Financeiro: Henrique Bohnenberger
Diretor Secretário: Isaac Kaligan Kotz Nunes
Diretor Jurídico: Leandro Villela Cezimbra
Conselho Fiscal: André Hansen Maldaner, Ronan da Silveira Vanner; Rafael Pedrotti Carrard
Resgatando e respeitando a história, uma homenagem aos emancipacionistas com a presença de familiares (Créditos: Rafael Atz/IPEV)
O presidente Eduardo Cansi firmou contrato com a empresa de consultoria SG
Em comemoração aos 63 anos de Estância e como ato simbólico de lançamento do projeto foram lançados balões biodegradáveis com semente de Ipê Amarelo