Destaques

Saiba como exigir o seu ressarcimento em caso de prejuízo ocasionado por um fio solto de telefonia

20/09/2018 - 16h36min

Atualizada em 20/09/2018 - 16h36min

Ivoti – Os fios de telefonia estão por todos os postes em Ivoti. São tantos, que chegam a ficar competindo por espaço com outros cabos de empresas diferentes. Para minimizar e controlar a instalação das operadoras, uma audiência pública está sendo planejada pelo Poder Público.

Um dos problemas e dúvidas também, é a quem processar, já que existem postes em Ivoti com cabos de quatro operadoras diferentes. O advogado especializado em direito do consumidor, Vicente Fleck, explica que ações como essa são bem comuns nos tribunais. De acordo com o advogado, esse fato se enquadra como uma “responsabilidade objetiva”, pelo motivo de que indiferente do cabo ter se soltado por terceiros, o compromisso de ressarcir a vítima, é da empresa de telefonia ou internet, nesse caso. “Mesmo que o lesado não seja um cliente direto da empresa, ela deve arcar com os gastos do prejuízo”, observou.

Outro ponto abordado por Fleck é o da responsabilidade do município nessa questão. “A ideia da audiência pública é uma ótima alternativa, já que o município precisa regular e dosar a instalação nos postes. As empresas colocam os seus materiais muitas vezes sem ter o devido espaço, sem se importar no que isso pode acarretar. Sem contar quando substituem esses cabos e acabam gerando o descarte irregular daqueles resíduos, deixando-os jogados. Isso também é passível de multa e processo”, concluiu.

Leia também:

Morador tem o carro danificado, após ficar enroscado em fio telefônico em Ivoti

Copyright© 2020 - Grupo o Diário