Geral
SAMU completa 12 anos de atuação em Dois Irmãos

Dois Irmãos – Nesta quarta-feira (21), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Dois Irmãos estará comemorando 12 anos de existência em Dois Irmãos. O SAMU iniciou suas atividades em 21 de junho de 2011 no município e no Brasil em 2003.
O SAMU presta socorro para a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. É um serviço pré-hospitalar móvel ou atendimento móvel de urgência.
A equipe do município atualmente é composta por três técnicos em enfermagem, uma enfermeira, e três condutores. Todos capacitados para atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.
O SAMU é acionado pelo número 192. Em Dois Irmãos possui sua base no centro da cidade, equipado com uma ambulância à disposição da comunidade. O atendimento acontece 24h por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.
O objetivo do SAMU é atender de forma ágil e eficiente com profissionais capacitados e recursos tecnológicos adequados, respeitando os princípios éticos e humanos.
A coordenadora do SAMU Dois Irmãos é a enfermeira Soeli Arnold, “São 12 anos atendendo a comunidade, com profissionais dedicados pelo serviço que prestam aos munícipes”, disse ela, ressaltando que em 2022 foram realizados 1.015 atendimentos, uma média de 85 atendimentos/mês.
A Administração Municipal de Dois Irmãos parabeniza os profissionais pela atuação durante esses 12 anos contribuindo com a qualidade de vida dos dois-irmonenses e salvando vidas.
Atendimento
O SAMU é acionado pelo número 192, a ligação entra diretamente na central em Porto Alegre. No primeiro momento o usuário é atendido por profissional administrativo que anota os dados (endereço, nome, casos…) em seguida passa para o médico que avalia a situação clínica do paciente com objetivo de orientar e deslocar a ambulância com as informações necessárias para o atendimento adequado.
Quando ligar para o SAMU?
Em casos graves como, suspeita de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, agressões físicas por arma branca ou de fogo, traumas, falta de ar, grandes queimados, grandes ferimentos, sangramento importante, desmaio, transtornos psiquiátricos, obstétricos, pediátricos entre outros.