Geral

Secretaria de Meio Ambiente de Ivoti resgata filhote de Corujinha-do-Mato

01/12/2023 - 16h29min

Ivoti – Um filhote de coruja da espécie Corujinha-do-Mato  (Megascops choliba) foi resgatado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ivoti na manhã desta sexta-feira (1º). A ave foi encontrada por um morador do município em sua propriedade na localidade de 48 Alta.

Mesmo sem sinais aparentes de ferimentos, mas por ainda ser filhote, a coruja resgatada foi encaminhada ao MiniZoo de Canoas até que possa retornar à natureza. A bióloga e licenciadora da secretaria, Sarah Peixe, explica que essa espécie é estritamente noturna e tem por hábito ficar escondida durante o dia em ocos de árvores e cupinzeiros. “É uma das corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas, e também habita capoeiras e beiras de matas secas ou úmidas, mas evita o interior de florestas densas”, afirma.

Os filhotes têm a cor acinzentada rajada, bem diferente dos adultos que possuem o dorso cinza amarronzado com bolas e rajas transversais escuras. Ainda os adultos possuem silhueta das duas “orelhas” nos lados da cabeça. Conforme Sarah, quando adultos, essa espécie pode medir entre 20,6 e 30 centímetros, sendo machos, e 17,5 e 28 centímetros sendo fêmea.

A secretaria constantemente resgata animais, tanto feridos quanto perdidos, sendo conduzidos para receberem tratamento veterinário ou entregues de volta à natureza. A bióloga e licenciadora reforça que as corujas são aves silvestres e não devem ser mantidas como animais de estimação. Ainda, é contraindicado a alimentação de animais silvestres.

Assim como no caso da coruja resgatada nesta sexta-feira, por vezes o animal ou filhote encontrado pela população não está machucado e é capaz de sobreviver sozinho. Por esta razão, a Secretaria orienta que animais que estão soltos em áreas urbanas, que não estão feridos e que não oferecem riscos à população devem ser deixados em liberdade.

Já os animais feridos são coletados pela secretaria e encaminhados para locais especializados em fauna silvestre, como a Clínica Veterinária Toca dos Bichos e Cetas Ibama, de Porto Alegre, e o Mini Zoo Canoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3563-6788.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário