Geral
Secretário de Meio Ambiente presta contas à Câmara
Ivoti – Secretário de Meio Ambiente, Ismael Petry, prestou contas à Câmara na segunda-feira (30). A frente da pasta, ele apontou os avanços na área e desafios que ainda precisam ser superados.
Com relação aos avanços, ele destacou os dois programas de conscientização ambiental: Eco Ponto e Eco Sábado. Segundo ele, os projetos crescem a cada ano. “Eco Sábado está cada vez maior. Hoje, o evento conta com cerca de 30 comerciantes e demais projetos sociais voltados a educação ambiental. É um orgulho para nós. Projeto que começou pequeno, hoje tomou tamanha proporção”, explicou.
Po r outro lado, Ismael também ressaltou alguns desafios que encontram com o Eco Ponto. Atualmente, o Município conta com dois: um na Praça Ecológica e outro na Bom Jardim. Ismael enfatizou que algumas pessoas não têm colaborado com a separação correta de resíduos. “São armazenados pilhas, resto de luz fluorescente e materiais de construção. Esses resíduos devem ser armazenados em outro local, mais apropriado a esse tipo de material. A situação que encontramos os Eco Pontos de uma semana a outra é muito feia. Tudo misturado. Óleos jogados em local errado. A gente precisa observar e separar corretamente”, explicou.
Estrutura das praças
Ismael ressaltou que os banheiros da Praça Ecológica estão sendo finalizados. Além disso, comentou que luzes foram instaladas no local para que a comunidade pudesse usar à noite. Porém, já foi alvo de vândalos que destruíram cerca de quatro lâmpadas. Para evitar esse problema, ele mencionou a instalação de câmeras para inibir atividades criminosas.
Licenciamento
Ismael apontou os números de licenciamento ambiental emitidos pela pasta durante os últimos três anos. Foram cerva de 585 destinados empresas do Município. Ele enalteceu esse número, colocando agilidade no processo, como carro chefe da secretaria.
Galhos
Em relação ao recolhimento de galhos, Ismael pediu colaboração da comunidade. Ele lembra que a secretaria observou o comportamento de alguns moradores, que colocam os galhos alguns dias depois que caminhão e triturador já passou. “O caminhão passa seis vezes por ano em cada bairro. O calendário de coleta está em redes sociais e cartilhas. Além disso, a secretaria está de portas abertas para qualquer dúvida”.