Geral
SEM PIX NO NINHO: Entenda por que um dos principais atrativos turísticos de Nova Petrópolis só aceita pagamento em espécie
Turistas só conseguem acessar o espaço pagando com dinheiro físico; pix e cartões não são aceitos
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Em um período em que a tecnologia PIX revolucionou o mercado de transações financeiras no Brasil, a Prefeitura ainda encontra dificuldades para modernizar a cobrança de ingressos em um dos principais atrativos do município, o Ninho das Águias. A Secretaria de Turismo explicou que existe uma busca por alternativas para oferecer a modalidade de pagamento, mas que o funcionamento do Pix para o município não poderia ser comparado ao pix utilizado por contas bancárias de pessoas físicas. “No caso do Município, será necessário abrir uma disputa entre as instituições bancárias que disponibilizam este serviço. A contratação se daria pela menor tarifa cobrada”, explica a secretária de Turismo, Mayara dos Reis.
A secretaria diz ainda que a implantação do Pix deverá ser estendida a outros serviços também. “Importante destacar que este novo serviço de arrecadação por Pix não será aplicado apenas ao Ninho das Águias, mas a todos os serviços de arrecadação do Município, como tributos, taxas, etc. Essa amplitude exige a análise de uma série de compatibilidades com os sistemas internos já em uso”, explica Mayara. Estas análises de compatibilidade já estão acontecendo.
Bilheteria
Além disso, no caso específico do Ninho das Águias, a Secretaria de Turismo precisará implantar um serviço de bilheteria, para que os responsáveis pela portaria tenham meios de identificar o pagamento via Pix de cada visitante. “Este serviço de bilheteria também precisa ser contratado via processo licitatório”, diz Mayara.