Geral
Semape inicia chipagem em animais de rua do município
Estância Velha – O índice de animais abandonados caiu nos últimos meses. Os números, porém, não significam uma diminuição no trabalho de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape).
A pasta iniciou mês passado trabalho para monitorar e acompanhar o histórico destes animais, que são recolhidos e levados à casa de passagem do município ou de entidades ligadas à proteção animal e, posteriormente, recebem novos lares.
Além da castração, a pasta está realizando a chipagem de cães e gatos. “Os dados dos animais são colocados dentro de um sistema informatizado. Com isto, é possível monitorá-los e identificá-los com mais facilidade”, relatou o secretário Edenílson Klaus.
Conforme apontou o censo escolar, o município possui cerca de 25 mil cães e 5 mil gatos.
INTEGRAÇÃO:
Futuramente, a ideia é ampliar o trabalho e o cadastro destes animais. O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica é implantá-lo, inclusive, em parceria com as clínicas particulares. “Será uma ação de médio a longo prazo. Estamos iniciando com os cães que estão em situação de rua ou abandono”, detalhou Klaus.