/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Seminário de Olericultura lota ACR em Linha Nova

12/04/2019 - 17h07min

Atualizada em 15/04/2019 - 10h38min

Linha Nova – Com uma variada programação voltada para a agricultura familiar, entidades rurais e empresas do segmento, o 2º Seminário Regional de Olericultura recebeu cerca de 400 pessoas ao longo desta sexta-feira, 12, nas dependências da Associação Recreativa Cultural de Linha Nova.

O evento contou com a participação de cinco câmaras regionais que abrangem 29 municípios. Três palestras e dois painéis abordaram variados temas voltados para biotecnologia, rastreabilidade, eficiência de produtos orgânicos, combate a pragas e uso racional da água na horticultura.

Lauro Bernardi, assistente técnico regional da Emater no ramo da Olericultura, que abrange as áreas de Lajeado e Vales do Taquari e Caí, destacou que atende a 55 municípios da região, e que o seminário vem para suprir uma necessidade de troca de informações com os produtores. “A Câmara Regional de Olericultura busca juntar esta cadeia produtiva, que engloba as famílias rurais, secretarias municipais de Agricultura, Emater, Sebrae, faculdades e demais interessados no tema. Envolvemos mais de mil famílias produtoras, somente no Vale do Caí”, informou Lauro.

Trazer novidades e tirar dúvidas

Sobre as necessidades do encontro, o técnico afirmou: “Tínhamos a percepção que estes envolvidos necessitavam de uma área de debate para tratar de questões técnicas, legislação, novas tecnologias e demais temáticas associadas a olericultura. A cada dois anos queremos reunir estas pautas e tratar daquilo que é relevante para ajudar os produtores”, avaliou.

Entre os painéis apresentados, se tratou da disponibilidade e eficiência de produtos biológicos na horticultura, uma temática recorrente entre os produtores que ainda sentem dificuldade no controle biológico de pragas e doenças na agricultura, através de produtos à base de organismos vivos.

O palestrante Benjamin Osório Filho conversou com o público sobre o assunto, buscando motivar os presentes a não temer a utilização dos insumos. “Alguns produtores alegam que a agricultura orgânica tem uma manutenção difícil pela falta de insumos adequados. Hoje estamos aqui para mostrar o contrário. A ideia é trazer o rol de princípios ativos que podem ser utilizados com sucesso. Podemos integrar tudo isso em prol de uma agricultura mais limpa”, finalizou Benjamin.

Sair da versão mobile