Geral

Seminário de Saúde: oncologia e obstetrícia foram os temas do evento na Câmara de Estância

02/05/2022 - 15h14min

Câmara de Vereadores realizou 1º Seminário de Saúde (Crédito: CMEV)

Estância Velha – Na quarta-feira, dia 27, a Frente Parlamentar de Saúde promoveu o 1º Seminário de Saúde, com o objetivo de aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido nas unidades Hospitalares da região no atendimento oferecido aos moradores. Além das participações especiais que abordaram os temas sobre o atendimento obstétrico e oncológico prestado aos moradores do município, ainda estiveram presentes na Câmara de Vereadores, a secretária municipal da Saúde, Cláudia Pires, e a Liga Feminina de Combate ao Câncer local.

 

A Frente Parlamentar em Prol da Saúde:

A Frente Parlamentar teve início este ano a partir da iniciativa dos Vereadores Jacob Immig e Yuri Campos, e desde então vem realizando um trabalho de aproximação com os prestadores de serviço de saúde que são referência para o município. A frente é composta por: Presidente – Jacob Immig, Relatora – Beti Griebeler, secretário – Antônio Worst, além da efetiva participação do Presidente Yuri Campos em todas as reuniões.

A Frente Parlamentar busca realizar uma aproximação com os prestadores de serviço na rede pública, para que possa ser desenvolvido um trabalho dedicado às melhorias nos pontos que necessitam mais atenção.

 

Atendimento obstétrico

A Vice-Presidente Operacional do Hospital Centenário de São Leopoldo, enfermeira Simone de Souza, deu início ao Seminário apresentando toda a estrutura e os serviços prestados pelo Hospital às gestantes de Estância Velha, desde a chegada até a alta hospitalar. Além da apresentação sobre as acomodações e suas melhorias, Simone ainda explicou sobre todo o trabalho humanizado realizado com o objetivo de trazer bem-estar à gestante.

O Hospital oferece algumas medidas não farmacológicas que trazem alívio da dor e sensação de acolhimento nesse momento tão importante para a paciente e sua família. Há uma equipe qualificada para aplicar a aromaterapia para gestante em pré-parto. Além disso, também são ofertados o balanço pélvico e a bola de pilates, com acompanhamento profissional durante toda a aplicação das medidas humanizadas. Estes serviços são ofertados e a gestante tem todo o direito de recusá-los, pois todo o atendimento visa priorizar o respeito à paciente.

Acompanhantes – A profissional ainda aproveitou para informar que em virtude da baixa da Pandemia do Covid-19, desde o dia 25, o hospital passou a permitir a presença de acompanhantes e de visitas, o que traz a aproximação dos familiares para que a gestante se sinta mais confortável.

Tratamento Oncológico

O diretor técnico da Oncoprev, Henrique Träsel, e a diretora técnica do Hospital Bom Jesus de Taquara, Andressa de Conti, apresentaram a estrutura e o serviço prestado na área da Oncologia, já que a unidade hospitalar agora é referência para os municípios da região, atendendo 13 cidades, incluindo Estância Velha.

Segundo os profissionais, toda a equipe tem como prioridade o tratamento qualificado, humanizado, com acolhimento e agilidade nos atendimentos. Para eles, o tempo é algo muito valioso no tratamento de cada paciente, por isso, é realizado um controle para não deixar que se passem mais de 20 ou 30 dias sem o paciente receber os devidos atendimentos.

Mutirão – Ao iniciar os atendimentos à Estância Velha, foi realizado um mutirão para atender as demandas reprimidas, entre as quais havia pessoas esperando a primeira consulta há mais de um ano. Com essa medida, todos foram atendidos em menos de 30 dias. Andressa também informou que a casa de saúde possui capacidade física e pessoal para atender as demandas com qualidade e efetividade.

Ainda foi anunciado um estudo em desenvolvimento para a criação de um sistema para que a Prefeitura possa retirar a medicação pelo paciente. Dessa forma, será possível evitar o deslocamento do paciente, bem como, trará mais bem-estar às pessoas em tratamento.

Sair da versão mobile