Geral

Servidores de Lindolfo Collor pedem reajuste salarial

12/01/2024 - 05h30min

Atualizada em 12/01/2024 - 14h46min

Servidores foram à Câmara para pressionar Legislativo

Por Geison M. Concencia

Lindolfo Collor – Os servidores públicos enviaram uma carta aberta à Câmara, na semana passada, pedindo por uma remuneração equiparada a outros municípios da região. No texto, lido pelo secretário Alcírio Wiedthauger, categoria afirma que as remunerações estão abaixo do padrão de outras prefeituras.

Segundo os funcionários públicos de Lindolfo Collor, algumas funções têm diferença salarial de 100 %, em relação a outros lugares.”O salário dos servidores está com defasagem, solicitamos que a Administração de uma atenção especial a remuneração dos funcionários públicos, que está muito abaixo do padrão praticado na região”.

Na carta, servidores apontaram que, em outras prefeituras, a descrição do cargo é o mesmo, porém diferente em termos de remuneração. Na mensagem enviada ao Executivo, diz o seguinte: “não podemos ignorar que as atribuições dos cargos são as mesmas, independente da cidade, dessa forma não conseguimos entender o motivo para ele ser menor. Isso contribui para o não preenchimento das vagas e a saída de muitos funcionários públicos”.

Essa disparidade em termos de remuneração seria o motivo para o desligamento de funcionários do quadro de servidores municipais. Na carta, a não permanência de funcionários se deve ao salário abaixo do praticado no mercado.

Além de dificultar o preenchimento de vagas, os servidores apontaram um custo excessivo em treinar e capacitar profissionais, e eles não permanecerem na função. Segundo eles, solução é aumentar o percentual para mantê-los no cargo.

Prefeitura
O prefeito Gaspar Behne garantiu que o índice anual é pago todos os anos aos servidores. A única exceção foi durante a pandemia, mas devido a uma lei que não permitia esse reajuste no percentual.
“No ano seguinte foi reajusta em cerca de 11%. Sempre foi pago o índice”, disse Behne.

Além do índice, o chefe do Executivo destacou o aumento no vale alimenta, que triplicou de valor. “Era um valor muito baixo, e melhoramos significativamente”, explicou Behne.

O prefeito ressalta que a defasagem surge devido à falta de pagamento do índice, em gestões anteriores. Mas destacou seu interesse em estudar o pagamento dos últimos 30 anos e oferecer uma proposta aos servidores.

Vereadores
O presidente da Câmara, Salgadinho, garantiu aos representantes da categoria o empenho da Casa em resolver a situação junto ao Executivo. “Sim servidores, vai ser enviado um ofício através dessa Casa para Prefeito para ver as relações dos salários dos servidores. Vamos, ao que depender dessa Casa, fazer o possível para conseguir algum aumento para vocês. Difícil é, falta dinheiro para tudo, mas conversando com o Prefeito talvez é possível”.

O vereador Ademir Vieira também se solidarizou com o pedido dos servidores, e garantiu seu apoio ao pedido. “Eu acho mais que justo o prefeito analisar essa solicitação. Temos que valorizar o serviço deles, porque as merendeiras são muito importantes dentro de um colégio. Elas fazem as merendas para as crianças e ajudam, às vezes, cuidar das crianças também.

Sair da versão mobile