Geral
Sete famílias de Brochier integram OCS de produtos orgânicos
Brochier– O número de produtores gaúchos interessados na produção orgânica, sem o uso de agrotóxicos, está aumentando no Rio Grande do Sul. Recentemente foram entregues os certificados a sete famílias que integram o Organismo de Controle Social (OCS) Cultivar.
A solenidade ocorreu em uma tarde de campo na família de Ilhane e Rubio Kleber, da localidade de Pinheiro Machado, em Brochier. Os documentos reconhecem a entidade como de produção orgânica pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Governo Federal.
População auxilia para que Presidente Lucena figure entre as cinco cidades mais limpas do Brasil
Já no manejo e transição
O processo para a consolidação da OCS teve início há cerca de três anos, quando da execução da Chamada Pública da Agroecologia, que atendia produtores que adotavam o manejo orgânico ou que estavam em transição agroecológica. Na ocasião aconteceram diversas reuniões e capacitações envolvendo técnicos da Emater, lideranças e agricultores, que possibilitaram perceber o potencial para os cultivos livres de agroquímicos.
Começa a obra na sala que vai abrigar o sistema de videomonitoramento de Ivoti
Por meio do selo que atesta a condição da OCS, será possível a comercialização em feiras e outros eventos, pois a referência confere credibilidade e visibilidade à entidade.
O evento contou ainda com a presença de outras autoridades, como o prefeito de Brochier, Clauro de Carvalho, o supervisor da Emater/RS-Ascar Fábio da Encarnação e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Marlise Keller.